Publicado em 31/01/2021, às 14h54 - Atualizado em 01/02/2021, às 12h13 por Isabel Martins, filha de Heloisa e José Augusto
Uma menina de 4 anos fez uma descoberta incrível, enquanto andava na praia no País de Galescom os pais e o cachorro de estimação, ela achou uma pegada de dinossauro muito bem preservada que animaram paleontólogos ao redor do mundo. Lily Wilder estava perto da baía de Bendricks, no sul de Gales, no Reino Unido, no momento em que encontrou o fóssil que, os estudiosos pensam ser de 220 milhões de anos.
A mãe dela, Sally Wilder de 41 anos, contou em uma entrevista por telefone para a NBC que: “Era uma pedra baixa, estava mais ou menos altura do ombro dela, quando ela viu e falou ‘papai, olhe'”. Sally, que é engenheira continuou: “Ela está muito impressionada, mas não entende a real dimensão disso”, o pai dela tirou algumas fotos na praia e compartilhou com a família logo em seguida. Foi a avó de Lily que encorajou a família a procurar os peritos locais e entusiastas de fósseis para realizar uma investigação.
Embora seja impossível especificar qual foi o tipo de dinossauroresponsável por deixar uma marca de 10 centímetros no chão, alguns fatos são discerníveis Cindy Howells, a curadora de paleontologia da Associação Nacional de Museus do País de Gales (Amgueddfa Cymru National Museum of Wales) contou à NBC. Parece que a pegada foi feita por dinossauro que tinha tinha aproximadamente 75 centímetro de altura e 2,5 metros de comprimento. Ele deveria ser um animal esbelto que tinha um rabo e andava com as patas traseiras.
Ela ainda conta que ele perseguia ativamente outros animais e insetos. A pegada dessa espécie é conhecida como “construtor” e pode ajudar os pesquisadores a entederem melhor como os dinossauros andavam. “É brilhante”, Howells disse para a NBC. “É uma preservação realmente deslumbrante. Você consegue ver cada detalhe dos músculos e onde está cada articulação dos dedos”.
É provável que dinossauros habitaram Gales e muitas outras ilhas, falou Cindy Howells. Infelizmente, não existem ossos fossilizados que combinem com a pegada, entretanto pegadas similares foram encontradas nos Estados Unidos e são conhecidas por pertencerem aos “coelophysis”. “Nós ainda não achamos nem uma fração do total de espécies de dinossauros”, contou a paleontóloga e falou que: “A pegada encontrada por Lily vai ser muito útil”.
Lily, que ama desenhos infantis de dinossauros e tem uma colação de brinquedos e modelos deles, contou que o seu preferido é o T-Rex. Enquanto ela estava brincando junto com irmão mais novo, George de 1 ano, a mãe disse que: “Nós vamos continuar incentivando eles a explorarem a natureza. É ótimo, porque os deixam interessados e família inteira pode aprender juntos”.
Família
“Meu pai tinha vergonha, mas eu amo ser brasileiro”, disse filho de viúva do Elvis Presley
Bebês
Fernanda Vasconcellos posta foto linda amamentando o filho e olho do bebê chama a atenção
Família
Wanessa Camargo surpreende filho com presente gigante instalado na mansão da família
Criança
Giovanna Ewbank coloca filho de castigo após ele fazer uma compra online inusitada : “Tá nervoso”
Família
Fernanda Lima faz revelação: “Depois de 17 anos juntos, resolvemos abrir a relação.”
Família
Filha de Ana Maria Braga tem vida simples no interior de São Paulo longe da fama: veja foto inédita
Bebês
Mãe batiza gêmeos com nomes peculiares inspirados em programa de TV infantil
Família
Barbara Evans mostra encontro da filha com gêmeos recém-nascidos: "Coração completo"