“Irmãs renais”: colegas de trabalho doam rins aos maridos uma da outra

Elas descobriram sobre a situação dos cônjuges após uma simples conversa no banheiro e, juntas, encontraram uma forma de melhorarem

Resumo da Notícia

  • Colegas de trabalho doam rins aos maridos uma da outra
  • Elas descobriram sobre a situação dos cônjuges após uma simples conversa no banheiro
  • Depois, descobriram que uma era compatível para doar para o marido da outra

As enfermeiras Susan Ellis e Tia Wimbush trabalham juntas em um hospital infantil em Atlanta, nos Estados Unidos. Muito mais que colegas de trabalho, ao longo dos 10 anos em que trabalharam no mesmo hospital, as duas se transformaram em grandes amigas.

-Publicidade-

De acordo com o que elas disseram ao noticiário local, as duas viraram amigas depois de uma conversa que tiveram no banheiro do hospital onde trabalham. Na conversa, elas descobriram que ambas passaram por uma dificuldade em comum: os maridos das duas estavam enfrentando graves problemas nos rins.

Os dois homens já estão se sentindo melhor depois do transplante (Foto: Children’s Healthcare in Atlanta)

O marido de Tia, Rodney, foi diagnosticado com insuficiência renal em agosto de 2019 depois de ser hospitalizado devido à hipertensão. No mesmo mês, o marido de Susan, Lance, teve insuficiência renal aguda depois que o corpo dele rejeitou o rim que a própria mãe havia doado para ele meses antes. Os dois precisaram passar por hemodiálises.

Foi durante aquela conversa no banheiro, então, que as duas perceberam que poderiam se ajudar, depois de uma simples pergunta que uma fez a outra, questionando sobre o bem-estar da família. Depois de ficarem a par da situação do marido uma da outra, elas decidiram fazer algo para se ajudarem.

As duas, então, fizeram testes de sangue para descobrir se eram compatíveis para doação de rins.  Dias depois, veio a constatação: Tia era compatível para doar pra Lance (marido de Susan) e Susan para Rodney (marido de Tia). Em outubro do ano passado, elas foram aprovadas como doadoras.

“Irmãs renais”: colegas de trabalho doam rins aos maridos uma da outra (Foto: Children’s Healthcare in Atlanta)

Esse foi apenas o início de um longo caminho. Lance foi hospitalizado com complicações da insuficiência renal. Semanas depois, Susan foi diagnosticada com covid-19. Por isso, a cirurgia foi adiada várias vezes até que, em 19 de março deste ano, as mulheres conseguiram finalmente serem operadas, para salvar a vida dos maridos.

Desde a cirurgia, os dois estão notando melhoras na saúde. Agora, Susan e Tia se chamam de “irmãs renais”. As colegas, ainda, ganharam uma linda homenagem com direito a uma comemoração especial quando retornaram ao trabalho, servindo de exemplo de boa ação para todos no hospital.