Família

Jackeline Petkovic processa escola após filho ser expulso e faz desabafo

Jackeline Petkovic processa escola após filho com TDAH ser expulso - Reprodução/Instagram
Reprodução/Instagram

Publicado em 03/09/2019, às 18h50 - Atualizado em 04/09/2019, às 07h16 por Adriana Cury, Diretora Geral | Mãe de Alice


Jackeline Petkovic processa escola após filho com TDAH ser expulso (Foto: Reprodução/Instagram)

A apresentadora Jackeline Petkovic está processando um colégioparticular na grande São Paulo após seu filho, Enzo, de 10 anos ter sido expulso. O caso piorou quando o menino foi agredido pela mãe de um colega de classe dentro das dependências da instituiçãoprivada.

De acordo com o colunista Leo Dias, Enzo sofre de TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperativade). O menino havia se envolvido em uma briga com um garoto da mesma idade após ter sofrido bullying. A mãe do outro menino ficou sabendo da situação e entrou na escola gritando e partindo para cima do filhode Jackeline.

A batalha judicial  é para que Enzo seja reintegrado à escola e possa concluir o ano letivo. Jackeline também processa a instituição por danos morais.

O QUE É TDAH?

O TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade) é um dos transtornos comportamentais com maior incidência na infância e na adolescência. Pesquisas feitas em diversos países revelam que ele está presente em 5% da população mundial em idade escolar. Trata-se de uma síndrome clínica caracterizada, basicamente, por três sintomas: déficit de atenção, hiperatividade e impulsividade.

Mas nem sempre é preciso haver os três sintomas simultaneamente: crianças diagnosticadas com TDAH têm dificuldades de focar em um único objeto, têm fácil distração (vivem “no mundo da Lua”) e não conseguem terminar atividades como deveres de casa. Além disso, apresentam facilidade em perder materiais escolares, chaves, dinheiro ou brinquedos, têm dificuldade de ficar paradas, se levantam por várias vezes da cadeira na escola ou na hora do jantar, por exemplo.

Causa controversa

Um assunto controverso, com teorias diferentes. Uma das principais correntes defende que o TDAH é um fenômeno biológico – ou um transtorno neurobiológico, funcional e hereditário (forma de diagnóstico americano, seguido pela maior parte dos profissionais brasileiros). A outra afirma que se trata de algo psicológico ou social, ligado à relação da criança com a família e o ambiente em que vive (forma de diagnóstico usado pela maior parte de profissionais da França).

Em 2013, foi publicado um estudo que mostra uma diferença gritante em número de crianças com TDAH nos EUA (que possui 9% das crianças diagnosticadas) e a França (com 0,5%). Essa distância numérica pode ser explicada, segundo autores da pesquisa, pela forma com que o transtorno é diagnosticado – na França, há maior preocupação com a avaliação da família e do meio social em que a criança vive. “O  problema existe em todos os lugares, seja na França, EUA, Brasil. Mas podemos pensar que nos EUA, por exemplo, há uma pressão maior para o trabalho, os pais têm menos tempo para a educação e interação com crianças de 0 a 6 anos, fase importante na formação da identidade. Já em países nórdicos, existem leis que protegem mais a gestante, a licença-maternidade é bem maior. Os filhos americanos apresentam estrutura emocional mais imatura. São inteligentes, mas imaturos”, defende o neurologista infantil Saul Cypel, pai de Marcela, Irina, Eleonora e Bruna.

É biológico

Alguns especialistas acreditam que a herança genética seja o fator mais importante na causa do TDAH. Muitas crianças com o transtorno possuem familiares (pais, tios, avós, irmãos) com o mesmo diagnóstico. A incidência pode chegar até dez vezes mais em famílias de crianças com TDAH quando comparadas à população em geral. Segundo o livro “Manual dos Transtornos Escolares” (2013, editora Best Seller), filhos de pais hiperativos possuem maior chance de terem o transtorno.

Leia também:

Discalculia: conheça o transtorno por trás da dificuldade de aprender matemática

Um cuidado mais humano: os benefícios da medicina antroposófica para a saúde do seu filho

Terror noturo acontece mais com as crianças, diz pesquisa


Palavras-chave
Famosos

Leia também

Imagem Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Bebês

Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Ticiane Pinheiro e família - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Ticiane Pinheiro fala sobre gravidez e chegada de segundo filho com César Tralli

Os nomes japoneses femininos são lindos, fortes e possuem significados encantadores - Getty Images

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Isis Valverde - (Foto: Reprodução/Instagram)

Gravidez

Isis Valverde posta foto grávida ao lado de amiga e faz declaração: "Alegria transborda"

Fernanda Paes Leme - (Foto: Reprodução/Instagram)

Bebês

Nasceu! Fernanda Paes Leme dá à luz primeira filha com Victor Sampaio

Sabrina Sato compartilha momentos da viagem para Paris com Zoe, Nicolas Prattes e família do ator - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Sabrina Sato se declara para Nicolas Prattes após Duda Nagle anunciar separação