Jovem cria aplicativo para ajudar pessoas com câncer após perder a mãe
Depois que Dona Cida se foi, César Filho precisava fazer alguma coisa para retribuir os ensinamentos da mãe e ajudar outras famílias que passam pela mesma situação, foi aí que a ideia surgiu
Resumo da Notícia
- Jovem perde a mãe devido ao câncer
- Para retribuir pelo que ela fez e ajudar outras famílias ele desenvolveu um aplicativo
- O aplicativo se transformou em um espaço de encontro entre profissionais e pacientes durante a pandemia
- Veja mais detalhes
César Filho acompanhou todos os processos e tratamentos da mãe, Dona Cida, desde que ela descobriu o câncer, até o fim da vida. Sentindo na pele tamanho sofrimento e percebendo tudo que precisou passar, César decidiu, depois da morte da mãe, que iria fazer alguma coisa para ajudar outras famílias que estão passando por situações parecidas.
Em entrevista ao portal Razões para Acreditar, César contou que, desde pequeno, a mãe fez tudo que pôde para garantir os estudos do filho. “Ela abdicou de vários sonhos e coisas materiais que desejava, para que eu pudesse estudar”, contou o garoto, vindo de família humilde. Quando Dona Cida se foi, César se sentiu angustiado por não ter conseguido retribuir para a mãe tudo que recebeu e o que ela havia investido na formação dele.
“O sentimento de perder a pessoa que eu mais amava e não ter dado a ela o diploma de presente, me deixava ainda mais triste. Queria retribuir todo o carinho e cuidado que eu havia recebido”, contou. Como a mãe já havia partido, ele precisou encontrar uma outra forma de passar para as pessoas o que havia aprendido com Dona Cida e, ainda, retribuir pelo que ela havia feito por ele. Foi aí que teve a ideia do aplicativo.
“Decidi estudar a fundo os problemas assistenciais que um paciente com câncer passa em seu tratamento. Entendi que a melhor forma de alcançar este objetivo seria através da tecnologia”, contou. César, então, criou um aplicativo para conectar os pacientes oncológicos com uma rede de cuidados e assistência. Lembrando as tantas viagens que precisou dar com a sua mãe para o tratamento, ele pensou em um acompanhamento remoto aos pacientes.
No aplicativo, pacientes podem interagir com os profissionais de saúde, tirar dúvidas, receber acolhimento e cuidado. Além disso, existe uma agenda que envia ao usuário lembretes sobre medicamentos e compromissos, além da indicação de conteúdos confiáveis para combater fake news que impactam negativamente o tratamento. A inovação tem sido muito usada neste momento de pandemia, uma vez que muitos pacientes foram impossibilitados das visitas médicas presenciais. César alcançou o objetivo e usa do exemplo pessoal para ajudar milhares de Donas Cidas por aí.