Jupiter x Saturno: Saiba como, quando e onde ver o alinhamento dos planetas

A “grande junção” não ocorria desde o século 13 pelo menos. O alinhamento total entre os dois planetas acontecerá em dia 21 de dezembro e poderá ser visto da Terra a olho nu

Resumo da Notícia

  • A "grande junção" não ocorria desde o século 13 pelo menos.
  • O alinhamento total entre os dois planetas acontecerá em dia 21 de dezembro e poderá ser visto da Terra a olho nu
  • Saiba como, onde e como

Nos próximos dias, o céu nos proporcionará um dos eventos astronômicos mais espetaculares do ano, chamado de ‘grande junção’ o evento raro que não ocorria desde a Idade Média, irá acontecer quando Júpiter e Saturno nesta semana quando os dois planetas se alinharão, formando um planeta “duplo”.

-Publicidade-
Alinhamento de Júpiter e Saturno: como, quando e onde ver a fenomenal conjunção dos planetas (Foto: Freepik)

Segundo à Época, o alinhamento total entre os dois astros ocorrerá até o dia 21 de dezembro e, embora os dois planetas se encontrem nesta posição a cada 20 anos, o encontro de 2020 é muito particular, pois quase 400 anos se passaram desde que ambos estiveram tão próximos um do outro, e cerca de 800 anos desde que aconteceu à noite. Por esse motivo, de acordo com a Nasa, a agência espacial dos Estados Unidos, será possível ver quase em todos os lugares do mundo.

Ainda, quem tiver um telescópio, conseguirá ver até mesmo os anéis de Saturno e os cinturões de Júpiter, uma vez que ambos os astros estarão mais próximos da Terra também. A proximidade, é claro, é uma questão de perspectiva: esses dois planetas estão na verdade separados por centenas de milhões de quilômetros. Ficou ansioso, né? Por isso, separamos aqui algumas informações para você não perder esse fenômeno natural raro!

-Publicidade-

De onde eu consigo ver?

De quase todos os lugares! Isso mesmo, não importa onde você esteja, o alinhamento dos planetas será visível de quase todos os lugares da Terra, cerca de uma hora após o pôr do sol. Principalmente por aqueles que estiverem próximos à linha do Equador e em lugares descampados, com o céu noturno.

Mas claro, como todo evento astronômico, a visibilidade também depende em grande medida das condições meteorológicas: é necessário que não chova e que o céu esteja limpo.

Como eu posso ver?

Por ser um fenômeno luminoso, pode ser visto sem binóculos ou telescópio! Você terá que olhar para o oeste , mas é importante que você o faça de um lugar claro como um parque ou um lugar mais alto, sem nada à sua frente para não atrapalhar o seu campo de visão, se possível ainda, um local com pouca poluição.

Apesar de poder ser visto a olho nu, caso você tiver um pequeno telescópio ou um par de binóculos, você conseguirá ver as quatro maiores luas de Júpiter orbitando este planeta gigante. À primeira vista, os dois planetas aparecerão quase “colados” no céu. O maior e mais brilhante ponto de luz é Júpiter.

Quando vai acontecer?

O alinhamento já começou! Isso mesmo, em 16 de dezembro. Se você quiser ter certeza de que não vai perder o fenômeno, pode começar a praticar a observação agora mesmo, pois mesmo hoje os planetas já estão mais próximos. O alinhamento total entre os dois astros ocorrerá até o dia 21 de dezembro!

Caso o tempo não esteja bom, não desanime: daqui a 20 anos, especificamente no dia 31 de outubro de 2040, eles se aproximarão novamente, embora então não seja tão espetacular quanto este, mas você poderá tentar acompanhar novamente!