Lavagem nasal: como fazer em casa e quais os benefícios

É só o tempo esfriar um pouco que começamos a sentir o nariz mais seco. A lavagem nasal é uma boa solução para o problema, hidratando a mucosa e prevenindo até doenças típicas de inverno, como a gripe

Resumo da Notícia

  • Com a queda da temperatura, é importante prestar ainda mais atenção à saúde respiratória do seu filho
  • A lavagem nasal é indicada para todos da família e deve virar um hábito
  • Veja como fazer a lavagem nasal e quais os benefícios dela para a saúde

A frente fria vinda do sul do país fez com que as temperaturas despencassem. Com os termômetros marcando números mais baixos e o tempo seco, é muito comum que você sinta seu nariz ainda mais seco – o que também facilita o surgimento de doenças tipicamente comuns no inverno, como gripes e resfriados.

-Publicidade-

E não são só os adultos que sofrem com o problema: crianças chegam a ter de 8 a 11 infecções respiratórias por ano. Isso significa que, praticamente todo mês, seu filho pode ter uma doença. “As crianças são as mais afetadas pelas doenças de inverno, principalmente porque o sistema imunológico delas ainda não está totalmente formado até os 4 ou 5 anos de idade”, explica a otorrinolaringologista Maura Neves, do Hospital Universitário da Universidade de São Paulo (USP), filha de Manuel e Maria Lucia.

Uma maneira simples de evitar que seu filho tenha gripes e resfriados é fazendo a lavagem nasal – algo que não é válido somente para crianças como pode (e deve) virar um hábito para toda a família. Recomenda-se fazer a limpeza nasal com solução fisiológica duas ou três vezes por dia, para eliminar as impurezas que eventualmente estejam na cavidade do nariz estimulando a mucosa. Esse cuidado não tem contraindicação e não vicia. Para complementar a limpeza, a hidratação nasal diária mantém a mucosa hidratada por mais tempo auxiliando o bom funcionamento do nariz.

A lavagem nasal é muito simples de ser feita e pode (deve!) virar um hábito para todos da família
A lavagem nasal é muito simples de ser feita e pode (deve!) virar um hábito para todos da família (Foto: Getty Images)

No caso dos bebês, existe ainda a possibilidade de um aspirador nasal, que deve ser usado com muito cuidado. A partir do acessório, é possível sugar o muco nasal, que acaba entupindo o nariz da criança. Vale lembrar que antes do uso é importante que a família converse com o pediatra.

Como fazer lavagem nasal soro fisiológico

Para realizar a lavagem, o soro fisiológico recomendado é o de 0,9%. Para as crianças em torno de um ano de idade, os pais podem usar aproximadamente de 2 a 3ml de soro em uma seringa plástica como, por exemplo, as sem agulha. Também é possível usar um recipiente específico chamado “water pulse” ou então o pote neti, geralmente feito de porcelana e comum em países orientais. Veja mais modelos aqui.

  • Incline o corpo para frente e a cabeça um pouco para o lado
  • Mantenha a boca aberta durante todo o procedimento
  • Posicione o bico da seringa em uma das narinas e pressione até o soro sair pela outra cavidade do nariz

Como fazer lavagem nasal em bebês

É normal ter aflição ou medo de machucar nas primeiras vezes que você fizer a limpeza nasal com seu filho, principalmente se ele for bebê. Mas basta seguir alguns cuidados para que esse hábito dê certo e entre de vez na rotina da sua família. “Para cada faixa etária e momento, existe um método que vai se encaixar melhor para a criança e a rotina da família, que não seja penoso para o bebê e que os pais consigam fazer de forma adequada”, explica Maura. O passo a passo é bem simples:

  • Coloque o bebê no seu colo de frente para o espelho
  • Segure a cabeça dele para garantir que ele não se machuque durante a lavagem nasal
  • Coloque uma seringa sem ponta com 3 mL de soro fisiológico na narina do bebê
  • Pressione a seringa rapidamente até que o soro saia pela outra narina da criança
Recomenda-se fazer a limpeza nasal com solução fisiológica duas ou três vezes por dia, para eliminar as impurezas que eventualmente estejam na cavidade do nariz estimulando a mucosa
Recomenda-se fazer a limpeza nasal com solução fisiológica duas ou três vezes por dia, para eliminar as impurezas que eventualmente estejam na cavidade do nariz estimulando a mucosa (Foto: Getty Images)

Como usar o aspirador nasal

Aspirador nasal de tubo: primeiramente, encoste a ponteira de silicone na narina do bebê e pelo bocal, realize a sucção mecânica. Você suga pelo bocal com a força de seu pulmão e realiza a aspiração. A secreção irá sair facilmente e ficará depositada na válvula de contenção, evitando o contato.

Aspirador nasal tipo pera: para usar, aperte o corpo do acessório antes de colocá-lo no nariz do seu filho. Em seguida, encaixe delicadamente e solte a área pressionada. Dessa maneira, as secreções são aspiradas suavemente.

Aspirador nasal elétrico: antes de usar, deixe o bico do aspirador mergulhado em água quente e salgada. Depois, instale o aspirador e ligue para acioná-lo. Coloque cuidadosamente no nariz do seu filho para sugar a secreção. Caso a cavidade nasal esteja seca, coloque um pouco de soro fisiológico nas narinas.