Lazer e diversão: 6 livros para seu filho pegar gosto pela leitura

Separamos uma lista de possibilidades para as crianças se divertirem, incluindo histórias de mistério, amor e amizade

Resumo da Notícia

  • Ler é tudo de bom e fundamental para as crianças
  • Por meio da leitura, elas conhecem e exploram novos temas e universos
  • Confira uma lista de livros para testar com o seu filho em casa

Durante esse período de isolamento social, a leitura se tornou ainda mais importante por apresentar novos mundos para o seu filho. É muito interessante estimular esse hábito dentro da sua casa e para te ajudar, listamos alguns livros infantis para você escolher.

-Publicidade-

Edith e a velha sentada

Lázaro Ramos | Pallas

Lázaro Ramos traz reflexões importantes para o momento atual em “Edith e a velha sentada” (Foto: Divulgação)

Esse é um livro sobre autoconhecimento. Sempre com os olhos vidrados para uma tela de computador, Edith, uma menina de 9 anos, não interagia muito com as pessoas ou o mundo ao seu redor. Mas quando entra em cena uma vizinha fofoqueira, que diz que parece que a menina tem uma “velha sentada dentro de sua cabeça”, algo muda. A criança parte para uma viagem interna para conhecer mais sobre si, com a ajuda, claro, da senhora enxerida. Uma história que reforça a importância de nos conhecermos melhor.

Excursão para a Lua

John Hare | Livros da Raposa Vermelha

Já imaginou viajar para a Lua? Então acompanhe o resultado dessa viagem neste livro infantil (Foto: Divulgação)

Com uma visão futurística, acompanhe um dia de excursão da escola, em que os alunos estão mais do que empolgados com a visita à Lua. Enquanto as crianças do ensino fundamental exploram o território, uma se afasta e desenha com seus gizes de cera, porém adormece e acaba perdendo a nave, que partiu sem perceber sua ausência. Ao acordar, o menino encontra seres lunares, que ficam curiosos com os desenhos. De forma interativa, as ilustrações permitem ao leitor embarcar nessa aventura junto do protagonista.

O som de cada um

Telma Guimarães | Editora do Brasil

“O som de cada um” traz a nostalgia dos shows de talento das escolas (Foto: Divulgação)

Ah, os famosos shows de talento. Durante esse período em casa, ler esse livro é uma chance de resgatar essa tradição dos colégios e diminuir um pouco a saudade dos colegas e educadores. Todos os anos os alunos participam desse concurso, que inclui vários tipos de habilidade… Alguns cantam, outros dançam, há apresentações de mágica, piadas e até malabarismo. Mas uma ideia maluca da professora muda os planos e faz com que as crianças sejam testadas, qual o seu palpite?

Sou pequenininho

Juan Arjona e Emilio Urberuaga | WMF Martins Fontes

Tamanho não é documento muito menos quando não se está só. É isso que prova o livro “Sou pequenininho” (Foto: Divulgação)

Um pequeno grande livro que prova que tamanho não é documento, principalmente quando se tem o amor e o cuidado da família. De forma ilustrativa e poética, você conhece um menino, que por conta do pouco tamanho, acredita que tudo e qualquer coisa banal do dia a dia é uma verdadeira missão, porém por nunca estar sozinho para enfrentá-las, ele é capaz de superar todas as dificuldades. As imagens trazem um jogo de cores e proporções que te colocam sob a perspectiva da criança, trazendo muitas reflexões.

Morena de Angola

Chico Buarque | Tordesilhinhas

Você pode conhecer mais sobre a “Morena de Angola” neste livro (Foto: Divulgação)

O clássico da música brasileira agora também pode ser curtido neste livro, que traz uma das canções mais famosas de Chico Buarque com ilustrações vibrantes e fortes para apresentar para as crianças. As rimas e poesia criam uma leitura fluida e cheia de representatividade sobre a mulher angolana e todo o seu amor pela música e dança. Essa é também uma opção para ensinar seu filho sobre a construção de versos e estrofes, que pode ser finalizada, inclusive, escutando esse som.

Um ônibus do tamanho do mundo – indicado pela Luciana Loew

Johannes Mario Simmel | Nova Fronteira

Um Ônibus do Tamanho do Mundo traz diversão e suspense para toda a família (Foto: Divulgação)

Esse é um livro antigo, mas sem prazo de validade. Talvez, você, pai e mãe, pode reconhecer o nome ou até mesmo a capa da sua infância e agora é a oportunidade de apresentá-lo para o seu filho. A história apresenta uma viagem de colônia de férias para as crianças, quando um empecilho no caminho faz com que elas fiquem sozinhas, sem o motorista e professora, e precisam se virar. Por ser dividido em capítulos, é possível ir acompanhando esse suspense lendo um trecho por dia. “É uma super emoção que deixa a gente nervoso, querendo saber o que vai acontecer”, conta Luciana. Muito mais do que trazer uma grande lição ou moral, essa é uma história de aventura capaz de despertar diferentes sentimentos e nos envolver. “A ideia é que a gente (pais) também se encante nesse processo”, acrescenta.