Ligações de telemarketing vão começar com o número 0303 a partir de quinta-feira

A regra foi autorizada no final do ano passado e busca ajudar os consumidores a identificar esse tipo de ligação

Resumo da Notícia

  • Ligações de telemarketing vão começar com o número 0303 a partir de quinta-feira
  • A regra foi autorizada no final do ano passado
  • Ela busca ajudar os consumidores a identificar esse tipo de ligação

Credo, que delícia! Sejamos sinceros: a maioria das pessoas se incomodam com as ligações de telemarketing. A gente sabe que elas podem fazer a diferença para as vendas das empresas, mas nada mais justo do que os clientes saberem o que esperar das ligações. A partir desta quinta-feira, 10 de março, vai ficar mais fácil para o consumidor identificar e bloquear as famosas ligações que buscam vender algo.

-Publicidade-

A regra da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) diz que, a partir desta quinta, as ligações de telemarketing precisarão ser identificada pelo número 0303, que vai aparecer no início de qualquer telefonema que busca ofertar produtos e serviços. As empresas que ligam pedindo doações também precisarão usar o número de identificação.

Ligações de telemarketing vão começar com o número 0303 a partir de quinta-feira
Ligações de telemarketing vão começar com o número 0303 a partir de quinta-feira (Foto: Getty Images)

Vale ressaltar que, no momento,  a regra vale apenas para chamadas originadas de números de telefone celular. Para os feitos por linhas fixas, a medida vai valer a partir de junho.

A nova regra foi aprovada no final do ano passado. O objetivo da padronização, de acordo com a Anatel, é facilitar a identificação das chamadas de telemarketing ativo, ou seja: a prática de oferta de produtos ou serviços por meio de ligações ou mensagens telefônicas, previamente gravadas ou não.