Limpeza de verdade! Veja as dicas do Dr. Bactéria para blindar a sua casa do coronavírus

O novo coronavírus pode ser desativado por produtos de limpeza desinfetantes de fácil acesso, como álcool 70%, água sanitária e até com a combinação de água e sabão

Manter os ambientes de casa limpos é muito importante para evitar o coronavírus! (Foto: iStock)

Em tempos de pandemia, todo cuidado é pouco. Para evitar o contágio pelo novo coronavírus, é essencial seguir medidas de higiene, como lavar as mãos com água e sabão ou usar álcool gel e limpar superfícies com álcool 70% ou produtos desinfetantes.

-Publicidade-

Essas medidas também devem ser adotadas quando o assunto é a limpeza de casa. Manter os ambientes domésticos limpos é muito importante nesse momento em que grande parte da população está adotando o modelo home office e de isolamento social em casa.

A presença em nossas portas de uma verdadeira guerra biológica, que nos parecia tão distante e irreal, passou a ser uma realidade nas nossas vidas. A conclusão geral que nos deparamos é: ‘o que fazer nesta situação e como preparar nossas casas frente a um inimigo invisível, traiçoeiro, implacável e totalmente presente?'”, explica o biomédico Roberto Martins Figueiredo, mais conhecido como Dr. Bactéria, pai de Ricardo, Renata e Rodrigo.

-Publicidade-

Para o especialista, não existe um manual pronto de como lidar nessas situações, mas é possível adotar algumas medidas para deixar a sua casa mais segura contra o coronavírus. Quando não há casos confirmados ou suspeitos de covid-19 em casa, a faxina pesada pode ser feita uma vez por semana. Mas é importante higienizar os banheiros todos os dias. Segundo o Ministério da Saúde, dá para fazer a limpeza de casa com produtos de costume — a água sanitária tem grande poder de desinfetar superfícies.

É importante limpar áreas de fácil acesso às mãos, como interruptores, teclados, controles remoto, bancadas e maçanetas (Foto: Getty Images)

A dica é investir em uma receita caseira com 3 colheres de água sanitária para um litro de água. Depois, é só utilizar a solução para limpar áreas de fácil acesso às mãos, como interruptores, teclados, controles remoto, bancadas e maçanetas. Confira mais dicas do Dr. Bactéria para manter sua casa protegida contra o coronavírus:

Na entrada de casa

O capacho da entrada de casa deve ser lavado semanalmente com uma solução clorada (3 colheres de água sanitária por litro de água).  Ao lado dela, coloque um pano de chão para enxugar o sapato. A razão é a eliminação de contaminantes vindos da rua para dentro de casa — a ação física do capacho já reduziria cerca de 85% a contaminação, se aliada à presença de cloro, eliminaria em cerca de 1 minuto a atividade do coronavírus.

A razão do pano de chão  é a de eliminação do excesso de substância ao lado da porta. Na parte de interna da casa, deixe um pano de chão envolto em sacos plásticos (de lixo de 100 l) para colocar os sapatos. Prepare um local com álcool gel para desinfecção da palma da mão e de objetos como anéis, alianças e chaves. A pessoa deve se dirigir até a pia, onde lavará as mãos com água e sabão.

E se tiver alguém doente em casa?

No caso da presença de doentes, com sintomas leves, que sejam orientados para permanecer em casa e não em um hospital para tratamento, ela precisará ficar isolada. As outras pessoas da casa devem ser treinadas com relação ao qual local vão permanecer isoladas. O uso de utensílios descartáveis (copos, talheres, pratos) é inteligente, pois não exporia outras pessoas no momento desta lavagem.

Após a pessoa doente se alimentar, deverá acondicionar os materiais em um saco de lixo, aspergindo com um borrifador com solução clorada  na parte interna do lixo e na parte externa, deixando na porta para ser recolhido por um outro morador, com luvas e máscara. Este lixo, antes de ser descartado dentro de um recipiente próprio, com saco, deverá ser borrifado com a solução clorada.

Se for possível, a própria pessoa pode passar um pano com solução clorada, no piso e objetos de uso. Outras pessoas encarregadas da limpeza do banheiro e do próprio quarto ou local de quarentena deverão usar luvas, máscara, aventais (se possível descartáveis) e adotar  todos os processos de higiene normais, lavagem das mãos, banho — inclusive com a lavagem dos cabelos e não utilização de anéis e outros acessórios. As roupas de cama e do doente poderão ser lavados em máquina, não é preciso separação com as roupas de outras pessoas não doentes, com água, sabão e uma xícara de bicarbonato. Após secar, a dica é passar a ferro bem quente.

Gostou das dicas? Para tirar mais dúvidas sobre o coronavírus e manter sua casa sempre limpa, assista à live completa que fizemos com o Dr. Bactéria:

Agora, você pode receber notícias da Pais&Filhos direto no seu WhatsApp. Para fazer parte do nosso canal CLIQUE AQUI!

-Publicidade-