Linhagem BA.2 da variante Ômicron: Ministério da Saúde confirma 5 casos da subvariante no Brasil
Os quadros da doença foram identificados nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Santa Catarina
Resumo da Notícia
- Cinco casos da linhagem BA.2 da variante de preocupação (VOC) Ômicron foram identificados no Brasil
- A linhagem não tem impacto no diagnóstico laboratorial e eficácia das vacinas
- A secretaria estadual da Saúde indica que a transmissão seja local ou comunitária
O Ministério da Saúde informou a confirmação de cinco casos da linhagem BA.2 da variante de preocupação (VOC) Ômicron no Brasil, nesse sábado, 05 de fevereiro.
De acordo com o comunicado, a sublinhagem da VOC Ômicron não tem impacto no diagnóstico laboratorial e eficácia das vacinas. Até o momento, não existem evidências relacionadas a nova linhagem que demonstrem mudanças na transmissibilidade, quadro clínico, gravidade ou resposta vacinal.
Dois casos foram identificados em São Paulo, outros dois no Rio de Janeiro e mais um em Santa Catarina. No Rio de Janeiro, a detecção laboratorial foi feita no Laboratório de Vírus Respiratório e do Sarampo do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz). Os pacientes passam bem.
Em São Paulo, os pacientes são de Sorocaba, no interior, e de Guarulhos, na região metropolitana. Ambos apresentam quadro leve da doença. Os primeiros casos do subtipo BA.2 da variante ômicron do coronavírus identificados no estado são de pessoas sem histórico de viagem- o que, segundo a secretaria estadual da Saúde, indica transmissão local ou comunitária.