Linhagem BA.2 da variante Ômicron: Ministério da Saúde confirma 5 casos da subvariante no Brasil

Os quadros da doença foram identificados nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Santa Catarina

Resumo da Notícia

  • Cinco casos da linhagem BA.2 da variante de preocupação (VOC) Ômicron foram identificados no Brasil
  • A linhagem não tem impacto no diagnóstico laboratorial e eficácia das vacinas
  • A secretaria estadual da Saúde indica que a transmissão seja local ou comunitária

O Ministério da Saúde informou a confirmação de cinco casos da linhagem BA.2 da variante de preocupação (VOC) Ômicron no Brasil, nesse sábado, 05 de fevereiro.

-Publicidade-
Novo tipo de coronavírus é descoberto em morcegos
5 casos da linhagem BA.2 da variante de preocupação (VOC) Ômicron foram identificados no Brasil (Foto: Getty Images)

De acordo com o comunicado, a sublinhagem da VOC Ômicron não tem impacto no diagnóstico laboratorial e eficácia das vacinas. Até o momento, não existem evidências relacionadas a nova linhagem que demonstrem mudanças na transmissibilidade, quadro clínico, gravidade ou resposta vacinal.

Dois casos foram identificados em São Paulo, outros dois no Rio de Janeiro e mais um em Santa Catarina. No Rio de Janeiro, a detecção laboratorial foi feita no Laboratório de Vírus Respiratório e do Sarampo do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz). Os pacientes passam bem.

Em São Paulo, os pacientes são de Sorocaba, no interior, e de Guarulhos, na região metropolitana. Ambos apresentam quadro leve da doença. Os primeiros casos do subtipo BA.2 da variante ômicron do coronavírus identificados no estado são de pessoas sem histórico de viagem- o que, segundo a secretaria estadual da Saúde, indica transmissão local ou comunitária.