Lisboa lança campanha para combater o abandono de animais por medo de transmissão da covid-19

“Todos vamos ficar bem, e eles também” é o lema da medida que está sendo divulgada na Europa.

Resumo da Notícia

  • Animais de estimação não devem ser abandonados nesse momento
  • Pets não demonstram nenhum risco de transmissão
  • Pessoas em isolamento podem ter curtos passeios com os animais

-Publicidade-
Homem e seu cachorro (Foto: Getty Images)

A pandemia do novo coronavírus e suas consequências não se restringem apenas a nós, humanos. Os animais de estimação, que sofrem com o abandono diariamente, adicionaram mais um motivo a lista que os fazem enfrentar a falta de um lar.

De acordo com o site RR, estudos comprovam que os animais domésticos não oferecem nenhum risco de contágio pelo novo vírus, vários países registram um aumento de abandono de animais em países como a China, Itália e Espanha.

-Publicidade-

Portugal, pensando nestes que não podem falar em sua defesa mas que dão amor e aconchego para muitas pessoas nesse período de distanciamento social, criou campanhas para sensibilizar a população e evitar o crime de abandono de animais.

Uma destas campanhas, da Provedoria do Animal de Lisboa, afirma “Todos vamos ficar bem, e eles também”, e consiste em oferecer apoio nos casos em que os donos dos animais tiverem a confirmação do vírus: “Temos um plano de emergência que estamos a construir com as associações zoófilas e com outras entidades com quem colaboramos”. A ideia, explica Marisa Reis, “é que os animais sofram o menos possível com esta ausência, quer dos seus detentores, quer dos seus cuidadores”.

Importante ressaltar que apesar da recomendação de permanecer em casa, o decreto de emergência permite aos donos de animais levá-los para curtos passeios na rua para suas necessidades e em consultas veterinárias. Desta forma, não há qualquer justificativa para o abandono dos animais.

Agora, você pode receber notícias da Pais&Filhos direto no seu WhatsApp. Para fazer parte do nosso canal CLIQUE AQUI!

-Publicidade-