Livro infantil de Miguel Falabella vira série e nós te mostramos como assistir com seu filho

A animação brasileira ‘Os Óculos Mágicos de Charlotte’ vai estreiar no dia 14 de dezembro. Conheça mais sobre a história

Resumo da Notícia

  • A animação brasileira 'Os Óculos Mágicos de Charlotte' vai estreiar no dia 14 de dezembro
  • A história foi criada pela autora e ilustradora de literatura infantil Vivian Suppa, o renomado ator, diretor e roteirista Miguel Falabella, e o diretor e produtor Filipe Fratino
  • Veja onde assitir

A animação brasileira ‘Os Óculos Mágicos de Charlotte’ vai estreiar no dia 14 de dezembro, as 17h15 no canal do Disney Junior. A série é uma produção brasileira criada pela autora e ilustradora de literatura infantil Vivian Suppa, o renomado ator, diretor e roteirista Miguel Falabella, e o diretor e produtor Filipe Fratino.

-Publicidade-
O livro virou série! (Foto: divulgação)

A trama conta a história de Charlotte, uma menina de 7 anos que ganha um óculos mágico de presente da fada do dente. Os óculos mostram o mundo como ele deveria ser, porém ele não resolve os problemas da humanidade, então cabe à Charlotte e os amigos agirem para transformarem o dia a dia. Com episódios de até 5 minutos, a série aborda de forma leve e bem-humorada temas como bullying, diversidade, meio ambiente, cultura brasileira, solidariedade, amizade e inclusão.

Livro de Miguel Falabella

Veja a história (Foto: divulgação)

A história veio do primeiro livro infantil escrito por Miguel, filho de Maria e Edmo. “As crianças sempre tiveram uma relação muito próxima comigo, até dos meus personagens antipáticos elas riem e fazem graça”, comenta. Segundo o escritor, o universo infantil faz parte da sua vida há muito anos ele se declarou leitor voraz do Sítio do Picapau Amarelo. Ele defende que a literatura é fundamental para o desenvolvimento da criança, tem que fazer parte! Quando recebeu o convite de Suppa para conhecer a personagem Charlotte foi amor a primeira vista. “Estou apaixonado por ela”.

-Publicidade-

A inspiração do ator para escrever vem fácil, porque é preciso deixar uma mensagem para as crianças. “No mundo em que estamos vivendo há uma necessidade de recuperar a poesia e um olhar mais humanista. Todos nós somos um pouco Charlotte, desejamos um lugar melhor para viver”, compartilha.

A vontade de Miguel é poder tocar o coração das crianças. “Essa geração é muito mais consciente sobre o futuro que elas esperam. Eles sabem que precisam transformar radicalmente a estrutura social para alcançar um mundo melhor”, comenta. De acordo com o escritor, Charlotte nos ajuda a enxergar essa necessidade e transforma seus leitores em agentes de transformação.

Onde tudo começou

(Foto: Divulgação)

A personagem foi criada pela artista plástica, autora e ilustradora Vivian Suppa, mãe de Charlotte e Romain. “Essa história começou assim: minha filha Charlotte veio conversar comigo numa noite em que não conseguiu dormir. Ela estava nervosa e inquieta e me questionou sobre o poderia fazer para mudar algumas coisas que considerava injustas”, relembra. Como solução, Suppa sugeriu que as duas escrevessem um livro com uma personagem de óculos mágicos que mostravam como o mundo deveria ser. O primeiro livro “Os Óculos Mágicos de Charlotte” foi lançado em dezembro de 2016 também pela editora Callis e adotado por diversas escolas na grade curricular.

“A personagem Charlotte é uma menina muito curiosa e que tem vontade de mudar as coisas que ela não gosta no mundo, assim como minha filha”, comenta a ilustradora. A ideia de Suppa sempre foi mostrar para as crianças que a gente pode mudar o mundo ao nosso redor com pequenas atitudes. “É isso que eu quero atiçar a curiosidade que existem dentro de cada criança, quero que elas questionem tudo!”, explica.

Perguntamos à ilustradora o que mais ela gosta na personagem que criou e a resposta foi certeira: “Ela está aberta a aceitar e não tem preconceitos”. Segundo Suppa, Charlotte sempre tem disposição para embarcar em novas histórias e é livre para escolher e agir.

Suppa e Miguel se conhecem há 20 anos e sempre pensaram em desenvolver um projeto juntos. “Quando eu mostrei a Charlotte para ele, pensei em fazer o desenho animado. Ele amou tanto que transformou a ideia em uma coleção de livros também”, explica a ilustradora. A adaptação das histórias da personagem para animação está disponível pelo Canal da Charlotte no YoutubeSão vários episódios que você pode curtir com seu filho. “Os episódios que fizemos são um complemento das histórias dos livros”, conta Suppa.

-Publicidade-