Lixo eletrônico: como lidar?
No Dia Mundial do Meio Ambiente, confira dicas simples para descartar esses itens que sempre nos deixam em dúvida
De acordo com relatório da Organização das Nações Unidas (ONU), de 2010, a geração de lixo eletrônico cresce a uma taxa de aproximadamente 40 milhões de toneladas por ano em todo o mundo. Hoje temos no Brasil mais celulares do que pessoas – imagine quando todo mundo resolver trocar de aparelho! Aproveitando o Dia Mundial do Meio Ambiente, chamamos a atenção para o descarte correto desses itens, que deixam muita gente confusa.
Os eletrônicos são compostos por diversos elementos tóxicos; mercúrio, chumbo e cádmio são alguns deles. Por isso, eles precisam ser descartados com muito cuidado. Pesquise em sua cidade postos de reciclagem de lixo eletrônico, afinal grande parte deles é reaproveitável. 68% de um computador é feito com ferro, enquanto 31% da composição de um notebook é plástico – ambos materiais recicláveis. E, antes de descartar, tenha certeza de que esse aparelho não tem mais jeito. Se tiver, prefira doá-lo.
Algumas lojas de eletroeletrônicos, como Magazine Luiza e a Fnac, por exemplo, aceitam celulares antigos na compra de smartphones novos; é o chamado trade in. O aparelho é avaliado pelos consultores da loja e resulta em um valor de desconto na compra de um celular novo. Enquanto você vai para casa feliz da vida com a nova compra, o seu aparelho antigo segue para uma empresa de reciclagem.
Ponto de reciclagem
Na semana do meio ambiente, a GREEN Eletron, Gestora para Logística Reversa de Eletroeletrônicos, criada pela Abinee (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica), iniciou uma campanha para descarte de produtos eletrônicos usados, como celulares, notebooks, tablets e outros equipamentos. A iniciativa conta com um coletor – ponto de descarte – na frente do prédio da Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp), na Avenida Paulista, em São Paulo.
A campanha faz parte de um projeto piloto da GREEN Eletron, que se estenderá pelos próximos meses. Além desta parceria com a Fiesp, estão previstas ações com SESC/SP, Shopping Eldorado e Correios. Ao todo, serão 16 (dezesseis) pontos fixos, além de campanhas em parcerias com eventos ligados ao tema. Fique atento!
Leia também:
Restaurante troca chefs profissionais por vovós cozinheiras
Estamos valorizando menos as brincadeiras ao ar livre?
Lembrança fofa! Pai acompanha filha em primeiro e último dia de escola