Publicado em 15/06/2021, às 15h28 - Atualizado às 15h38 por Yulia Serra, Editora de conteúdo especializado | Filha de Suzimar e Leopoldo
Nesta semana, Luiza Trajano, empresária, Presidente do Conselho da rede Magazine Luiza, mãe de Ana Luiza, Frederico e Luciana, Luiza, participou de uma entrevista para o canal no YouTube AMAR por Mariana Kupfer.
Ao longo do bate-papo, ela falou sobre a visão de mundo corporativo e como concilia o trabalho com maternidade. Na primeira pergunta, ela já respondeu o que é amar. “É entender o outro do jeito que ele é. Não quer dizer que você não pode melhorar, mas primeiro precisamos acolher o outro do jeito que ele é, com as diferenças e dificuldades”, afirmou.
Na sequência, Luiza Trajano relembrou o início do empreendedorismo, no trabalho com a loja Magazine Luiza: “Eu tenho uma família de mulheres empreendedoras, em uma época que isso não era normal. Com 12 anos, já comecei a trabalhar nas férias de dezembro e com 17 já assumi. Eu estudava direito a noite, mas já trabalhava muito.”
Ela mencionou a inspiração de uma das tias, que também se chama Luiza, que era vendedora de uma loja e tinha como sonho abrir o próprio negócio para empregar toda a família. Mariana Kupfer, então ressaltou a importância do exemplo familiar.
“Você não tem sucesso, você está com sucesso”, enfatizou a empresária, explicando que todo dia é necessário se reinventar e continuar fazendo mais bem feito para manter esse status. Ela desromantizou a visão do empreendedorismo, destacando que há altos e baixos, assim como qualquer outra profissão.
“Eu não abro mão do meu propósito, que é trabalhar o ganha ganha, trabalhar a desigualdade social, trabalhar a discriminação. Isso foi a vida inteira”, acrescentou. A empresária também falou sobre a principal lição que a maternidade trouxe: “É você conviver constantemente com a sua impotência”.
Luiza continuou explicando a importância da educação e até a relação próxima (e até sincera demais, rs) com os netos, e deu uma dica para outras mães empreendedoras: “O maior sucesso que a gente pode ter é com os filhos. Eu tive três filhos em três anos e meio. Para isso, minha mãe foi fundamental. Ela me disse quando tive o primeiro: ‘Não tem receita’. A coisa mais legal é que eu não carrego culpa”.
Para ela, um truque foi não ter expectativas, mas deixar que seguissem os próprios caminhos. Luiza disse que felicidade para ela é trabalhar os problemas com leveza, e mandou um recado para si mesma no passado: “Faça tudo o que você fez até agora”. A empresária finalizou afirmando que errar e acertar faz parte do processo.
Família
Carol Nakamura desabafa sobre decisão de filho adotivo: “Continuarei amando ele”
Gravidez
Carol Celico faz anúncio emocionante de nova gravidez: "Agora somos cinco corações"
Família
Wanessa Camargo surpreende filho com presente gigante instalado na mansão da família
Criança
Giovanna Ewbank coloca filho de castigo após ele fazer uma compra online inusitada : “Tá nervoso”
Família
“Meu pai tinha vergonha, mas eu amo ser brasileiro”, disse filho de viúva do Elvis Presley
Bebês
Fernanda Vasconcellos posta foto linda amamentando o filho e olho do bebê chama a atenção
Família
Filha de Ana Maria Braga tem vida simples no interior de São Paulo longe da fama: veja foto inédita
Bebês
Mãe batiza gêmeos com nomes peculiares inspirados em programa de TV infantil