Lúpus: 6 famosos que têm a doença autoimune e você não sabia

Hoje, no Dia Internacional de Atenção à Pessoa com Lúpus, é superimportante conscientizar sobre a doença autoimune que afeta 65 mil pessoas no Brasil. Entenda o que é e quais são os tratamentos

Resumo da Notícia

  • No Brasil, é estimado que 65 mil pessoas tenham lúpus
  • Lady Gaga, Selena Gomez, Astrid Fontenelle são algumas famosas que possuem a doença autoimune
  • Em 10 de maio é comemorado o Dia Internacional de Atenção à Pessoa com Lúpus

Nesta segunda-feira, 10 de maio, é comemorado o Dia Internacional de Atenção à Pessoa com Lúpus, data superimportante para conscientizar sobre a doença que afeta cerca de 65 mil pessoas apenas no Brasil. Além disso, no país é estimado que ela aconteça entre uma a cada 1.700 mulheres.

-Publicidade-

Nas redes sociais, diversos famosos como Lady Gaga, Selena Gomez, Astrid Fontenelle, entre outros, já falaram abertamente sobre sua luta diária com o lúpus. Conheça seis celebridades que possuem a doença autoimune e tire as principais dúvidas sobre o tema.

Astrid Fontenelle

A apresentadora do canal GNT recebeu o diagnóstico para lúpus em 2012 e até hoje fala sobre o tema com o público, dando força e apoio para que passam pelo mesmo. Durante uma entrevista em 2013 com Marília Gabriela, Astrid comentou sobre seus obstáculos: “Passei a vida inteira achando que ia ter câncer. Eu tenho uma doença que é oposta. Eu fiquei chocada, tão chocada que não sabia rezar”. Gabriel, filho da apresentadora, e o marido, Fausto Franco, foram uma das maiores inspirações para que ela lutasse contra a doença autoimune.

Astrid recebeu o diagnóstico de lúpus em 2012 (Foto: reprodução / Instagram @astridfontenelle)

Selena Gomez

A cantora norte-americana foi diagnosticada com lúpus em janeiro de 2014, precisando passar por sessões de quimioterapia. Em 2017, por causa da doença autoimune, Selena precisou dar uma pausa em sua carreira artística e realizar um transplante de rim. “Algumas pessoas com lúpus têm problemas físicos, sendo esses mais visíveis. Porém, eu não tinha ideia que tinha. Não possuía esses sinais”, disse em entrevista ao Interview Magazine.

Selena Gomez precisou passar por um transplante de rim por causa do lúpus (Foto: reprodução / Instagram @selenagomez)

Selena Gomez trabalha na instituição Lupus Research Alliance, que atua no tratamento de pessoas com a doença autoimune. “Quando tinha 16 anos, minha pressão arterial estava muito alta e os médicos disseram que poderia ter tido algum problema. Eles me internaram no hospital, porque não conseguiam descobrir o motivo. Algumas pessoas acabam precisando de transplante e isso não é muito falado. Sinto-me honrada em fazer parte desta comunidade e por encontrar maneiras seguras para as pessoas receberem tratamento ou ter um diagnóstico mais rápido”.

Lady Gaga

Em janeiro 2010, a cantora contou em entrevista à Larry King que é portadora do lúpus e que a doença autoimune também está presente na vida de pessoas de sua família. “Eu tenho que cuidar de mim mesma. Lúpus é genético e está em minha família. Eu não tenho nenhum sintoma, mas fui testada positiva como portadora”, disse Lady Gaga na época.

Lady Gaga não apresentou nenhum tipo de sintoma de lúpus e descobriu e falou sobre a doença autoimune em 2010 (Foto: reprodução / Instagram @ladygaga)

Paula Abdul

A cantora Paula Abdul e uma das primeiras juradas do programa de talentos American Idol também sofre de lúpus. Em entrevistas, ela sempre busca falar sobre a doença autoimune e incentivar o tratamento. “Eu fui diagnosticada com lúpus anos, anos atrás e estar aqui hoje e curada, é um milagre”, disse no tapete vermelho da LupisLA Bag Ladies Luncheon em 2014.

Paula Abdul falou sobre a doença autoimune em 2014 (Foto: reprodução / Instagram @paulaabdul)

Toni Braxton

A cantora e compositora norte-americana descobriu o lúpus em 2008. Assim que recebeu o diagnóstico, Toni buscou pelo tratamento e procurou instituições, como a Lupus Foundation, para apoiar a causa. Em seu reality Braxton Family Values, ela contou a notícia para a sua família e procura sempre ajudar outras pessoas que também possuem a doença autoimune.

Toni Braxton ajuda outras pessoas com lúpus e sempre apoio a causa (Foto: reprodução / Instagram @tonibraxton)

Seal

Apesar de não falar muito sobre o assunto, o cantor Seal disse ao tabloide britânico Mirror, em 2009, que descobriu o diagnóstico para lúpus aos 21 anos. Além disso, a doença autoimune deixou cicatrizes em seu rosto, que pode acontecer pela condição do corpo atacar as próprias células dos pacientes.

Seal teve cicatrizes em seu rosto por causa do lúpus (Foto: reprodução / Instagram @seal)

O que é lúpus?

Lúpus é uma doença inflamatória, autoimune e crônica. Também chamada de Lúpus Eritematoso Sistêmico, ele possui diferentes níveis de gravidade, atinge vários órgãos e é caracterizado por períodos em que está ativo e outros em que se encontra mais atenuado.

A causa do lúpus ainda é desconhecida, mas o que os especialistas sabem é que fatores genéticos e ambientais podem colaborar para o surgimento da condição. Por ser autoimune, ou seja, por ser decorrente de um desequilíbrio do sistema imunológico com a produção de autoanticorpos, o lúpus não é contagioso. Não existe cura para ele, mas é possível controlá-lo e viver bem com a doença seguindo o tratamento correto, indicado pelo reumatologista. Saiba quais são os sintomas de lúpus e quem pode ter a doença autoimune.

Tratamento para lúpus

O tratamento depende do tipo de lúpus que o paciente manifestar. É preciso tomar medicamentos que regulem as alterações imunológicas causadas pela doença, como antimaláricos, corticosteroides, imunossupressores sintéticos e imunossupressores biológicos. Além disso, os pacientes devem: