Lygia Fagundes da Silva Telles morre aos 98 anos de idade
A escritora, conhecida como “dama da literatura brasileira”, foi a terceira mulher a entrar na Academia Brasileira de Letras e ganhou os prêmios Jabuti e Camões
Resumo da Notícia
- Lygia Fagundes da Silva Telles faleceu aos 98 anos
- Ela ficou conhecida como a "dama da literatura brasileira
- A escritora ganhou diversos prêmios durante a carreira
Lygia Fagundes Telles faleceu aos 98 anos de idade neste domingo, 3 de abril. A escritora que ficou conhecida como “dama da literatura brasileira” integrou a Academia Brasileira de Letras (ABL) e tem diversos livros registrados ao longo da carreira.
A morte foi confirmada pela própria ABL. Juarez Neto, um dos membros, contou ao G1 que ela faleceu em casa e de causas naturais. Lygia ganhou prêmios, incluindo o Jabuti e Camões.
Os trabalhos da escritora paulista já foram, inclusive, adaptados para outras línguas, como francês, alemão, polonês, italiano, espanhol e inglês. Alguns livros também foram transformados para a TV e teatro.
Entre os trabalhos de destaques, podemos citar: “Ciranda de Pedra”, “Verão no Aquário”, “As Meninas” e “Antes do Baile Verde”. Lygia é mãe de Goffredo Telles Neto. Ela foi a terceira mulher a entrar para a ABL.
Lygia, além de escritora, também se formou em Direito, pela Faculdade de Direito do Largo do São Francisco e foi alguma das vozes contra a censura.