Família

Mãe abre o coração sobre adoção de menina com microcefalia: “Fui a primeira a demonstrar interesse por ela”

Taís Maraba é mãe de Heloísa Angélica, de 2 anos - Reprodução/ UOL/ Arquivo Pessoal
Reprodução/ UOL/ Arquivo Pessoal

Publicado em 29/05/2021, às 08h39 por Luiza Fernandes, filha de Neila e Mauro


Taís Maraba é uma policial militar de 33 anos que mora em Maceió, Alagoas. Em 2020, realizou o sonho de adotar Heloísa que, com 2 anos, possui epilepsia, paralisia cerebral, microcefalia e se alimenta por sondas gástricas. Em entrevista à UOL, a mãe solo falou um pouco sobre o processo de adoção em meio a pandemia:

A primeira vez que eu vi a Heloísa foi através de um vídeo no YouTube, no canal do TJ (Tribunal de Justiça) do Espírito Santo, em um projeto de busca ativa, que é quando os tribunais disponibilizam vídeos de crianças ou adolescentes fora do perfil mais apontado pelos pretendentes”, contou Taís. “Geralmente, são crianças com deficiência ou grupos de irmãos, ou até mesmo adolescentes em idade avançada, que tem suas chances bastante reduzidas de adoção”.

Taís conta que, mesmo depois de pouco tempo cadastrada na fila de adoção, soube que era com Heloísa que queria construir a vida de mãe. “Quando eu vi o vídeo da Heloísa, disse: é ela! Fui a primeira pessoa a demonstrar interesse por ela, e já foi dado início à aproximação on-line”. Por causa da pandemia, a mãe de Helô conta que os contatos com a filha, mesmo a distância, em nenhum momento a fizeram questionar a própria decisão, “Todo o procedimento de aproximação para eu ter o diagnóstico, a realidade médica dela ocorreu à medida que a aproximação acontecia”.

Taís Maraba é mãe de Heloísa Angélica, de 2 anos (Foto: Reprodução/ UOL/ Arquivo Pessoal)

Agora, Heloísa possui, com apenas 2 anos, uma rotina de cuidados bastante agitada e rigorosa.  “Ela tem terapias quase todos os dias; faz acompanhamento com fisioterapia, terapeuta ocupacional, com fonoaudiologia, fisioterapia visual, neuropediatra, pediatra, nutricionista e gastropediatra também”, listou a mãe, ainda em entrevista. Taís ainda deu detalhes da importância da rede de apoio na hora de cuidar da filha: 

Devido ao meu trabalho, nem todos os dias tenho disponibilidade para levar Heloísa às terapias. Então eu conto com a minha mãe, que é superparceira nessa missão, é parte do alicerce fundamental da rede de apoio. Não só ela: têm os demais membros da minha família”, detalhou.

11º Seminário Internacional Pais&Filhos – A Sua Realidade

Está chegando! O 11º Seminário Internacional Pais&Filhos vai acontecer no dia 1 de junho, com oito horas seguidas de live, em formato completamente online e grátis. E tem mais: você pode participar dos sorteios e ganhar prêmios incríveis. Para se inscrever para os sorteios, ver a programação completa e assistir ao Seminário no dia, clique aqui!

Amor Incondicional

Para Taís, a adoção de Heloísa foi um presente – e, por isso, não entende os pais que se privam de conhecer crianças maravilhosas por causa de exigências relacionadas à gênero, idade, cor, etc.

Mãe adota filha especial e abre o coração sobre adoção consciente (Foto: Freepik)

O pai e a mãe amam o filho como esse filho é! Não tem lógica a gente eleger uma série de atributos, dizer: ‘Ah, eu só posso amar se for dessa cor, se for desse gênero, se for dessa maneira’ “, desbafou. “Existem muitas crianças e adolescentes que passam anos na fila de adoção. A gente precisa ter uma flexibilização nesses critérios. Precisamos conversar sobre a adoção necessária, a adoção tardia, a adoção especial. São categorias que contemplam as crianças e adolescentes que não estão dentro daquele critério tão rigoroso e tão rígido elencado por tantos pretendentes à adoção”, finaliza.


Leia também

Lore Improta disse quando pretende ter o segundo bebê - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família vai aumentar! 👨‍👩‍👧‍👦

Lore Improta fala sobre a chegada do 2º filho com Léo Santana: 'Curtir nossa família'

Sasha tem dois irmãos por parte de pai - reprodução / Instagram

Família

Sasha Meneghel abre o jogo e fala sobre relação com os irmãos: “Tive que dar uma regulada nisso”

Wanessa vive na mansão da mãe - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Wanessa Camargo mora em mansão luxuosa da mãe após separação e 'problemas financeiros'

Davi mora na periferia de Salvador - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Esposa de Davi, do 'BBB 24', mostra casa humilde onde eles vivem na periferia de Salvador

Claudia Raia posta fotos com família - Reprodução/ Instagram

Bebês

Claudia Raia mostra festa luxuosa do filho e aparência de Luca chama atenção: “Nasceu pra brilhar”

Gustavo Caporalini - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Cantor sertanejo é assassinado dentro de casa na frente da família

Fabiula Nascimento anuncia mudança em 'status de relacionamento': "O amor e o respeito continuam" - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Fabiula Nascimento anuncia mudança em 'status de relacionamento': "O amor e o respeito continuam"

Fãs notaram que o casal se distanciou desde a alta hospitalar do ator - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Kayky Brito enfrenta 13 horas de viagem para ver o filho e explica motivo inusitado: 'Não posso'

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!