Mãe conta como faz para transformar culinária em família em aula de matemática

Ela explicou o que faz e deu a dica para outras famílias!

Resumo da Notícia

  • Mãe conta como faz para transformar culinária em família em aula de matemática
  • Ela explicou o que faz e deu a dica para outras famílias!
  • Tudo começou depois que o filho chegou em casa com uma dúvida e o resultado deu certo!

Você provavelmente já ouviu por aí que cozinhar é considerado uma ciência. Mas você já pensou na relação que os bolos podem ter com a matemática? Quando você divide e separa os elementos e ingredientes para uma receita, é muito fácil perceber o jogo de números. Desde pensar na quantidade de ingredientes até no tempo certo de cozimento, nós usamos a matemática. Ela está presente em quase todas as etapas da culinária.

-Publicidade-

Uma mãe contou ao jornal Mirror como começou a usar isso à favor dela e dos filhos, ensinando a matéria por meio da culinária. “Como muitos pais, meu relacionamento com o assunto é tenso, na melhor das hipóteses. Para mim., matemática é frequentemente um conceito que não consigo entender quando as fórmulas são essencialmente apenas números abstratos (e às vezes letras) em uma página. Usá-la na cozinha é algo que me parece tangível – e comestível”, brincou Millie Reeves, ao falar sobre o assunto.

Mãe conta como faz para transformar culinária em família em aula de matemática (Foto: Getty Images)

Ela seguiu contando que tem o hábito de cozinhar com as filhas, mas nunca tinha pensado na possibilidade de aproveitar esse momento em família para conseguiu ajudá-las com a matemática. Essa ideia só surgiu quando o filho mais velho chegou da escola falando sobre o que estava aprendendo: frações.

A mãe logo pensou na relação do que ele estava falando com a cozinha. “Se tinha alguma desculpa para fazer um bolo, com certeza era essa”, brincou. Então, chamou as crianças para a cozinha e começou a explicar frações, somas e quantidade de uma forma fácil e visível.

“Você precisa medir 500ml de leite, mas a jarra marca o volume apenas em litros. Converter isso é matemática. Você está transformando farinha simples em fermento com a adição de fermento em pó – quanto você precisa adicionar é matemática. E embora se espere que os chefs profissionais tenham esse conhecimento como base, essas práticas podem ser simplificadas e, para uso em uma cozinha familiar, podem dar a seus filhos uma grande compreensão dos números sem que eles realmente pensem nisso”, pontuou ela.

“Em nossas mais recentes aulas deculinária/matemática, fizemos um bolo de chocolate padrão. Seguimos uma receita que dava 20 porções, então expliquei que cada ingrediente que incluímos precisava ser reduzido pela metade. Dois ovos viraram um ovo, 500g de farinha viraram 250g, uma barra de chocolate inteira virou meia barra de chocolate. Depois de pensar um pouco, minha filha mais velha entrou no ritmo e logo estava pegando os números sozinha. De lá, fizemos quartos, depois seis e depois oitavos. Foi ótimo vê-la totalmente envolvida na lição secreta de matemática”, continuou ela, relembrando.

Depois das tentativas – que foram um sucesso! A mãe continua aplicando matemática com os filhos nas mais diversas receitas, trazendo uma forma fácil e saborosa de aprender!