Mãe dá à luz durante coma e conhece filha 30 dias depois do parto: “Não me lembro de nada”
O reencontro emocionante aconteceu no dia 3 de agosto e agora as duas estão se recuperando para finalmente conseguirem ficar juntas em casa
Resumo da Notícia
- Mãe dá à luz durante coma e conhece filha 30 dias depois do parto
- O reencontro emocionante aconteceu no dia 3 de agosto
- A mãe já recebeu alta do hospital
- A filha ainda está se recuperando, com o estado de saúde evoluindo
Milena Brito Vilela estava grávida de 6 meses quando começou a ter os primeiros sintomas da covid-19. A dona de casa, então, foi fazer um teste para a doença, que voltou positivo. Logo em seguida, ela acabou precisando ser internada às pressas em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em Andradina, interior de SP.
Enquanto ainda estava em coma lutando contra a infecção, a mãe precisou passar por um parto de emergência. Milena, então, só descobriu que tinha dado à luz Helena Flora e que havia se tornado oficialmente mãe trinta dias depois do parto, quando acordou.
“Não me lembro de nada. Acordei e achei que não tivesse mais a minha filha. Minha mãe falava que ela havia nascido, meu marido também falava, mas só fui acreditar quando a vi”, contou ela, em entrevista ao G1.
E o tão esperado encontro finalmente aconteceu! No dia 3 de agosto, a mãe e a filha finalmente se conheceram, com a ajuda de profissionais de um hospital particular em Catanduva, interior de SP. As duas precisaram ser transferidas para lá para continuarem os tratamentos.
“O coração bateu forte. Não vejo a hora de conseguir fazer as coisas sozinha, dela chorar e eu levantar para pegá-la, dar banho, amamentar. Eu quero fazer tudo por ela, tudo e muito mais”, comemorou a mãe, sobre o encontro.
Helena nasceu prematuramente, enquanto a mãe estava em coma, pesando apenas 900g. Por isso, também precisou de ajuda médica para se recuperar e ganhar o peso necessário. As enfermeiras do hospital comemoram cada evolução da garota, que também precisou ficar em coma. “Ela ficou intubada igual à mãe. Incrível, uma melhorava, e a outra também”, contou Dircélia Maria de Brito, mãe de Milena.
Durante o período em que a filha e a neta ficaram internadas, Dircélia acompanhou tudo de longe e, inclusive, ajudou no tratamento, mandando áudios com frequência para as duas, mostrando que a família estava ali, torcendo por elas de longe.
Milena recebeu alta na última quinta-feira, 6 de agosto, mas Helena ainda precisa de mais um tempinho para se recuperar totalmente. Ela segue internada, mas já está com 1,200kg e respira com ajuda de aparelhos. Agora, enquanto a filha se recupera no hospital, a mãe luta contra as sequelas da covid-19 e do tempo internada em casa, para, em breve, as duas puderem finalmente estarem juntas e comemorar a vida.