Mãe dá à luz gêmeas siamesas em Salvador e surpreende família

Segundo avaliação preliminar dos médicos, as irmãs estão ligadas somente pelo fígado e devem passar pela cirurgia de separação no próximo mês

Resumo da Notícia

  • Uma jovem deu à luz gêmeas siamesas na última quinta-feira, 29 de outubro
  • O parto aconteceu na Maternidade de Referência José Maria de Magalhães Netto, em Salvador
  • As bebês estão interligadas apenas pelo fígado, segundo uma avaliação preliminar dos médicos

Uma jovem deu à luz gêmeas siamesas na última quinta-feira, 29 de outubro, na Maternidade de Referência José Maria de Magalhães Netto, em Salvador. As bebês estão interligadas apenas pelo fígado, segundo uma avaliação preliminar dos médicos. A mãe de 18 anos passa bem, assim como as filhas.

-Publicidade-
As irmãs nasceram nesta quinta (Foto: Reprodução / Sesab / Divulgação)

As informações foram divulgadas pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). As gêmeas passarão por novos exames para que os médicos possam planejar a cirurgia de separação, que deve acontecer no próximo mês, na própria maternidade. O tempo de espera é recomendado para que as bebês ganhem peso e tenham evolução na maturidade pulmonar.

Outras irmãs siamesas ligadas pelo fígado foram separadas com sucesso em setembro deste ano, depois de 11 horas de cirurgia. Veja:

-Publicidade-

Gêmeas siamesas de 1 ano são separadas após 11 horas de cirurgia

Vitória! Gêmeas siamesas de 1 ano são separadas após 11 horas de cirurgia (Foto: reprodução CTV News)

Duas gêmeas siamesas, que nasceram unidas do peito à barriga, foram separadas após uma cirurgia de 11 horas, que contou com o trabalho de mais de 25 especialistas. As garotas, Sarabeth e Amelia Irwin, 1 ano, nasceram em junho de 2019, e passaram os primeiros 13 meses de vida grudadas uma a outra, como se estivessem se abraçando. As meninas tinham o próprio coração, dois braços cada uma e duas pernas cada, mas dividiam o fígado.

“Um momento muito emocionante e extraordinário para todos na sala foi quando a última incisão foi feita para separar as garotas”, relembrou o Dr. George Mychaliska, que liderou a equipe cirúrgica em entrevista à CTV News. A cirurgia estava agendada para fevereiro, mas as meninas acabaram contraindo uma pneumonia. Mesmo depois de curadas, a operação teve que ser adiada, devido à pandemia de coronavírus.

A família está se readaptando à rotina das duas (Foto: reprodução The Sun)

Durante a operação, os pais precisaram ficar do lado de fora, no carro da família. . Sarabeth voltou para casa no final de agosto, seguida por Amelia no dia 5 de setembro. Desde então, os pais e a irmã mais velha, Kennedy, estão comemorando a vitória e se adaptando a nova rotina com as duas separadas.

“Nós simplesmente continuamos dizendo: ‘Elas estão em camas separadas’. Parece uma coisa normal. Mas para nós, é incrível. Sarabeth e Amelia são pessoas diferentes, com atitudes e personalidades próprias. Elas merecem viver suas próprias vidas. Sempre terão um vínculo forte, mas sabíamos que tínhamos que dar a elas a chance de se separarem porque são pessoas diferentes. Agradecemos aos médicos que lhes deram essa chance”, contou o pai, Phil, em entrevista o blog Michigan Health.

“É a melhor sensação segurá-las, abraçá-las e aconchegá-las. O mais difícil era não saber o que iria acontecer. Elas são garotinhas saudáveis, ​​com personalidades diferentes, que simplesmente ficaram juntas. Sempre soubemos que tínhamos de dar a elas a chance de viver suas vidas de forma independente, mas era muito difícil imaginá-los passando por uma cirurgia tão grande. Mal posso esperar para vê-las passando por todos os grandes marcos, como engatinhar e caminhar, além de vê-las crescer”, acrescentou a mãe, Alisson.

App Pais&Filhos

Tem novidade na área: o novo aplicativo Pais&Filhos Interativo! Agora você pode ler conteúdos exclusivos, feitos com muito carinho pela equipe da redação da Pais&Filhos com toda a credibilidade, comprometimento e bom humor de sempre, e ainda testar seus conhecimentos sobre os principais assuntos do universo da parentalidade.

Já que ninguém cria filho sozinho, a Pais&Filhos se enxerga como parte da sua rede de apoio e para isso, disponibilizamos no aplicativo informações de qualidade sobre todas as fases da vida da criança, seja você pai ou mãe, grávida, ou até mesmo se você ainda for tentante.

Além disso, a plataforma ainda oferece quizz de perguntas e respostas para você testar seus conhecimentos sobre os mais diversos assuntos deste universo. Ao fazer o teste, você acumula pontos, e de quebra pode trocar por prêmios.

O Pais&Filhos interativo está disponível para iOS e Android, basta acessar a PlayStore ou a Apple Store direto do seu celular, baixar e fazer seu cadastro.

 

-Publicidade-