Família

Mãe dá dicas que vão te ajudar a fazer o home office funcionar com os filhos em casa

Dicas para não pirar durante o home office - Getty Images
Getty Images
Parents

Publicado em 03/04/2020, às 18h19 - Atualizado às 18h25 por Helena Leite, filha de Luciana e Paulo


Dicas para não pirar durante o home office (Foto: Getty Images)

Devido ao coronavírus, você provavelmente já está há algum tempo em casa tendo que lidar com o acúmulo de tarefas: ser mãe/pai, professor(a) dos filhos, funcionário(a), entre outras funções. Você cumpriu os prazos, participou em conferência e conseguiu controlar as crianças enquanto faz seu trabalho.

Mas se você, como muitos pais que trabalham em casa, começa cada “happy hour” do Zoom chorando no seu mojito improvisado porque não sabe quanto tempo pode aguentar essa loucura, é hora de uma nova abordagem. Talvez seja o momento de exigir menos de você mesmo, o suficiente para que você consiga manter seu emprego, claro.

Aqui vão seis dicas divertidas para tornar o home officecom os filhos um pouco menos estressante. Nós sabemos que você provavelmente está fazendo muitas coisas ao mesmo tempo. Mas tirar um tempo para absorver essas sugestões talvez te ajude a se manter sã (talvez!).

1 – Desprograme sua programação

Digamos que você tenha tentado tornar o trabalho em casa com crianças mais tolerável, criando uma programação com código de cores para todos seguirem. Mas, vamos supor que o cronograma funcionou lindamente por cerca de 26 minutos antes de tudo dar errado e você acabar no chão de roupão assistindo Baby Shark com seu bebê. (Meras suposições!)

Se um cronograma rigoroso estiver adicionando mais estressee pressão a uma situação já difícil, deixe-o por um tempo. Permita a si mesmo (e a seus filhos) a liberdade de burlar as programações. Você poderá descobrir que sair do seu cronograma estruturado pode ser muito mais produtivo e revigorante, te deixando pronto para enfrentar a próxima tarefa. Ou não. Está bem.

2 – Aprenda a dividir as tarefas – mesmo com crianças pequenas

Criar limitescom crianças mais velhas pode realmente funcionar, informando, por exemplo, que das 10h às 18h você precisa estar em seu “escritório“, recebendo chamadas ou escrevendo relatórios. Tente dizer isso a qualquer criança com menos de 5 anos de idade, e você poderá receber gritos, birras ou biscoitos arremessados.

Uma das principais regras do malabarismo com uma carga de trabalho pesada é aprender a delegar, certo? Portanto, quando você precisar fazer algum trabalho, tente delegar tarefasimportantes a seu filho, como esconder Legos por toda a casa e pedir a ele para encontrá-los (isso pode lhe custar algum tempo). Ou talvez você os contrate como seu assistente e encarregue-os da tarefa crucial de desenhar figuras por 25 minutos (você pode definir um timer de cozinha, tornando a atividade ainda mais divertida para eles).

Por fim, se você tem um cônjuge ou parceiro, também pode delegar tarefas a eles, dizendo-lhes para vigiarem as crianças por algumas horas, para que você possa fazer algum trabalho. (Você também pode se revezar, fazendo isso se os dois trabalharem)

3 – Envie-os em viagens de campo (virtuais)
Muitos museus e zoológicos têm passeios virtuais configurados online e o benefício é que você não precisa se sentir culpada pelo tempo em que seus filhos estão nas telas, afina, esses passeios são educacionais. Você pode ir ao Louvre ou Marte (sim, o planeta). Você pode até designar um determinado horário todos os dias (quando precisar trabalhar) como “Tempo de viagem de campo”, criando uma aparência de uma programação e dando aos seus filhos algo pelo que esperar durante o dia.

4 – Criar uma estrutura de bônus
O que é um ambiente de trabalho sem bônus e incentivos (alguns podem chamá-los de suborno)? Se você está realmente desesperado por algum tempo de trabalho de qualidade, é perfeitamente aceitável recorrer a medidas desesperadas, como adicionar algo à sua programação diária, seguindo as linhas da “Hora do sorvete”. Os incentivospodem funcionar – e não há vergonha em implementá-los em sua casa / escritório em um momento como este.

5 – Sim, o banheiro pode se tornar um escritório
Se seus filhos adoram água, aproveite a hora do banho para trabalhar. Mesmo em intervalos de 10 minutos, trabalho é trabalho, então leve seu notebook para o banheiro e deixe seus filhos ficar no chuveiro por um tempo maior que o habitual. O que mais eles têm a fazer, afinal? Incomodar você? Use esse tempo com sabedoria e, se receber alguns emails ou mensagens, considere uma vitória.

6 – Promova-se
Talvez você não tenha cumprido alguns prazos ou tenha perdido uma ligação porque seu bebê precisou tanto da sua atenção  que você perdeu completamente a noção do tempo. É hora de se promover! Trabalhar em casa com os filhos é difícil, então relaxe e talvez faça uma promoção (mental).

Vale lembrar: não se culpe! Você está dando seu máximo para conciliar tudo, então está tudo bem se adicionou duas “Horas de Sorvete” à agenda diária de seus filhos. Você está indo muito bem, então considere-se Funcionário do ano.

Agora, você pode receber notícias da Pais&Filhos direto no seu WhatsApp. Para fazer parte do nosso canal CLIQUE AQUI!


Leia também

Imagem Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Bebês

Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Pai de Davi - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Pai de Davi não concorda com posição do filho e decide ir morar com Mani

Imagem Pai de Henry Borel comemora nascimento de filha três anos após tragédia

Família

Pai de Henry Borel comemora nascimento de filha três anos após tragédia

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Copo Stanley - Divulgação

Super desconto

App Day Amazon: os famosos copos térmicos da Stanley com até 55% de desconto

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Isabella Fiorentino explica o motivo de não mostrar o rosto do filhos - Reprodução/ Instagram

Família

Isabella Fiorentino explica o motivo de não mostrar o rosto dos filhos em fotos nas redes sociais

Taiza Krueder, do Clara Resort, fala sobre carreira e maternidade - (Foto: Arquivo Pessoal)

Família

Taiza Krueder, CEO do Clara Resort, fala sobre inspiração da família no trabalho: "Criei 3 filhos aqui dentro"