Mãe descobre câncer durante a gravidez e toma decisão difícil: “Tive que pensar nos meus filhos”

Briony Maltman compartilhou seu relato para alertar outras pessoas

Briony Maltman compartilhou seu relato para alertar outras pessoas (Foto: Reprodução / The Sun / PA Real Life)

A mãe Briony Maltman, de 27 anos, passou por uma situação muito complicada. Ao ser diagnosticada com câncer de pâncreas durante a gravidez, ela precisou tomar uma decisão angustiante.

-Publicidade-

Em entrevista ao The Sun, Briony conta que passou por uma cirurgia de 8 horas para remover parte de seu intestino delgado e do estômago, além da vesícula biliar. “Depois do meu diagnóstico, meu principal medo era deixar meus filhos para trás”, conta a mãe. “Quero fazer tudo o que puder para aumentar a conscientização e ajudar outras pessoas”.

Ela precisou pensar muito antes de tomar uma decisão (Foto: Reprodução / The Sun / PA Real Life)

Briony suspeitou que tinha algo de errado com sua saúde quando ela começou a sentir tonturas constantemente. No começo, os médicos diziam que era apenas uma vertigem, porém as coisas pioraram quando ela desmaiou enquanto estava de férias com a família. No hospital, os médicos não encontraram nada de errado e disseram para ela voltar para casa.

-Publicidade-

Apesar disso, Briony continuou tendo crises de desmaios constantes. “Eu continuava desmaiando, mas ninguém sabia o que estava errado. Tive que ensinar minha filha Summer a usar o telefone para pedir ajuda, caso eu desmaiasse enquanto estivéssemos sozinhas”, ela conta ao The Sun. Alguns meses depois, Briony fez vários exames de sangue, ressonância magnética e tomografia da cabeça e, nos resultados, os níveis de hemoglobina estavam muito baixos. “Estava chegando ao ponto de que ninguém sabia mais o que fazer comigo”, conta a mãe.

“Tive que ensinar minha filha Summer a usar o telefone para pedir ajuda, caso eu desmaiasse enquanto estivéssemos sozinhas” (Foto: Reprodução / The Sun / PA Real Life)

A situação mudou após Briony descobrir que estava grávida. Durante a gravidez, ela disse que se sentiu um pouco melhor, porém algumas semanas após o nascimento de seu filho Archie, ela sentiu muitas dores no estômago. “Descobriram que parte da minha placenta ainda estava no útero, o que é uma complicação rara do parto, mas pode acontecer. Me deram antibióticos, mas a dor continuou”, conta.

Em maio de 2018, Briony engravidou pela terceira vez e, pouco depois, teve outra crise de desmaios. Dessa vez, ela foi submetida a um exame de endoscopia. O exame finalmente trouxe o diagnóstico preciso: Briony estava com câncer no pâncreas. Os médicos não disseram o que ela deveria fazer, mas o conselho era interromper a gravidez para que ela pudesse fazer a biópsia e iniciar o tratamento imediatamente. “Eu nem conseguia pensar. Tive uma longa conversa com meu marido e concordamos que tínhamos que pensar em Archie e Summer. Se eu mantivesse o meu bebê, poderia deixá-los sem mãe”, conta.

“Tínhamos que pensar em Archie e Summer. Se eu mantivesse o meu bebê, poderia deixá-los sem mãe” (Foto: Reprodução / The Sun / PA Real Life)

Depois de pensar muito sobre o assunto, Briony decidiu interromper a gravidez e uma biópsia foi realizada alguns dias depois. No final de outubro de 2018, ela recebeu uma notícia: ela poderia fazer uma cirurgia para remover a cabeça do pâncreas, parte do ducto biliar, do estômago, da vesícula biliar e do duodeno. “Era uma operação de oito horas e meia, mas eu queria fazer tudo que pudesse para sobreviver, então concordei. Quando você tem filhos, você precisa se levantar e seguir em frente”, disse.

A cirurgia foi um sucesso e Briony decidiu falar sobre o assunto para alertar as pessoas. “Ainda estou digerindo tudo o que aconteceu no ano passado, mas sinto muita sorte de estar viva. Mal posso esperar para o Natal desse ano, será um dia com todas as pessoas que eu mais amo”, ela finaliza em entrevista ao The Sun.

Leia também:

Mãe raspa os cabelos para apoiar filha durante tratamento contra o câncer e história da menina vira livro infantil

Mãe reencontra a filha recém-nascida pela primeira vez após diagnóstico de câncer e vídeo emociona

Angelina Jolie fala sobre cirurgia para prevenir câncer de mama e o motivo tem tudo a ver com os filhos

-Publicidade-