Mãe ensina segredo (muito simples!) para não perder a paciência com o filho

Se você já se sentiu como uma “mãe estressada”, essa idéia é para você

Resumo da Notícia

  • A mãe decidiu criar uma técnica própria para tentar diminuir os conflitos que vinha tendo com o filho mais velho
  • Para controlar sua atitude, ela decidiu manter um lembrete visual à mão - literalmente
  • Se Shauna perdesse a paciência com os filhos, ela passaria um elástico para o outro braço, e então teria que "ganhar" de volta fazendo cinco atos positivos

A americana Shauna Harvey estava se sentindo exausta e muito estressada com os desafios da maternidade, como toda outra mulher. Mãe de um menino de 4 anos e de uma menina de 4 meses, ela decidiu criar uma técnica própria (e extremamente simples) para tentar diminuir os conflitos que vinha tendo com o filho mais velho.

(Foto: Reprodução / Facebook Shauna Harvey)

Para controlar sua atitude, ela decidiu manter um lembrete visual à mão – literalmente. Sempre que ela estava com os filhos, ela colocava cinco elásticos em um pulso. Eles poderiam ser pulseiras ou elásticos soltos , mas colocá-los apenas quando as crianças estão por perto significava que ela não parava de notá-los.

Se Shauna perdesse a paciência com os filhos, ela passaria um elástico para o outro braço, e então teria que “ganhar” de volta fazendo cinco atos positivos. O objetivo era ter todos os cinco no pulso original até o final do dia. Enquanto Shauna notou uma diferença imediatamente, ela ficou ainda mais chocada alguns meses depois.

A ideia funcionou tão bem que Shauna resolveu compartilhar nas redes sociais, explicando como outras famílias também poderiam se beneficiar com a técnica. O post viralizou e se  tornou sensação na internet. Veja o texto na postado pela mãe: 

“Hoje, tentei algo novo. Algo que me obrigou a exercitar paciência com o meu filho de 4 anos de idade. Eu usei cinco elásticos de cabelo no meu pulso desde o momento em que eu me levantei até o momento em que eu coloquei na cama à noite. Os cinco elásticos representam cada vez que você perde a calma ou diz algo desagradável para seu filho. Toda vez que isso acontece, você passa um dos elásticos para o outro pulso. Para devolver o elástico ao pulso de origem, você deve fazer cinco coisas positivas com o seu filho (brincar, cantar ou ler junto com ele etc.). Eu li que, segundo a ciência, para cada ação negativa, são necessárias cinco ações positivas para voltar a ter uma boa relação. Eu vou usar esse método até que ele se torne um hábito e se transforme em um ritual automático. Eu me encontrava incrivelmente estressada. Quebrava minha cabeça diariamente porque eu não entendia por que o meu filho de 4 anos insistia em ser desrespeitoso e não me ouvir. Eu estava a ponto de chorar todos os dias. Hoje eu terminei o dia com os cinco elásticos no pulso original. Estou muito orgulhosa de mim mesma por ter paciência com meu filho. Eu sei que é apenas o primeiro dia, mas espero que isso ajude nossas habilidades de comunicação e nossa relação. Se você se considera uma mãe estressada, tente isso!”