Mãe explica motivo de deixar filha de 1 ano cozinhar sozinha e incentiva outros pais

Associar criança e cozinha é algo muito difícil pois na hora a preocupação de que algo possa dar errado é grande

Resumo da Notícia

  • Uma mãe viralizou no TikTok
  • Maria tem uma filha de 19 meses (quase 2 anos)
  • A mãe deixa a filha cozinha sozinha

Deixar seu filho correr solto na cozinha pode ser um grande medo para alguns pais. No entanto, para Maria, mãe que mora em Montessori, ela começou a acostumar sua filha a cozinhar assim que completou 1 ano. Em um vídeo do TikTok, Maria mostrou sua filha de 19 meses explicando por que deixou ela cozinhar.

-Publicidade-

Maria disse: “Por que todas essas crianças estão cozinhando em pequenas cozinhas em vez de serem crianças por natureza?” Ela deixou sua filha usar a cozinha que se adapta melhor ao seu tamanho. A criança começou a descascar uma banana quando ela disse: “É porque isso é exatamente o que as crianças querem fazer.”

“Eles querem se envolver, querem assumir o controle de seu corpo Elas querem ter controle sobre pelo menos algo em sua vida e o que eles gostam mais do que qualquer coisa é imitar o que estamos fazendo”, disse ela enquanto sua filha colocava a casca de banana em uma mini lixeira perto de sua cozinha infantil.

“As crianças são incrivelmente capazes e se nós lhes mostrarmos apenas algumas vezes como criar seus próprios alimentos”, ela continuou enquanto sua filha lavava folhas de salada em sua pequena pia. “Elas estarão mais do que interessadas ​​em fazer isso elas mesmas”, disse ela sobre as imagens da filha colocando as folhas de salada em um copo de liquidificador.

A mãe deixa a filha se virar na cozinha
A mãe deixa a filha se virar na cozinha (Foto: Reprodução/TikTok)

“Posso te contar todas as coisas diferentes em que ela está trabalhando; ela está trabalhando com pinça para entender suas habilidades motoras. Ela está trabalhando na resolução de problemas e sequenciamento, mas mais do que isso, ela está trabalhando para construir essa confiança”, disse ela enquanto sua filha colocava manteiga de amendoim no copo do liquidificador também.

“E esse entendimento de que se ela gostaria de fazer algo, ela é completamente capaz de fazê-lo e que seu ambiente está configurado de uma maneira que lhe permite fazê-lo”, explicou Maria. Sua filha então lavou o copo que ela usou para despejar leite e depois o colocou na máquina de lavar louça.

“Ela está aprendendo a ser confiante e está aprendendo a explorar novos alimentos, ao mesmo tempo em que expressa sua independência e me tem como guia.”

Um internauta brincou: “Por que isso me lembra daquela cena em Matilda, onde ela cozinha para si mesma porque a família a negligencia?” Vendo um pequeno problema com o conjunto de Maria, um pai escreveu: “Ok, mas conjuntos de cozinha funcionais como este não são possíveis para muitas pessoas. Adoro ver que é possível que as crianças façam isso na cozinha grande.”

Olhando para suas habilidades, uma pessoa escreveu: “E assim eles não vão odiar cozinhar quando ficarem mais velhos”. “Adoro que você queira que as crianças sejam independentes e aprendam uma habilidade maravilhosa que ficará com elas para sempre.” escreveu um pai admirador.