Família

Mãe faz desabafo por não ter tempo para si mesma: “Busca-se feiticeiro para fazer tudo em 24h”

O texto foi publicado no Facebook de forma anônima

Cinthia Jardim

Cinthia Jardim ,filha de Luzinete e Marco

As mães fazem os dias “terem mais horas” (Foto: Getty Images)

Quem é mãe sabe que as 24 horas do dia precisam se transformar em 30. Além de cuidar dos filhos, da casa, trabalhar fora e ter um tempo para si mesma, ela ainda tem outras milhares de preocupações. A página do Facebook, Dona Joaninha Brechozito Infantil, compartilhou um texto, anônimo, de uma mãe sobre os horários “saudáveis” do dia a dia.

“Eu sou mãe. Tenho 2 filhos. Fui ao médico porque eu tenho perda de memória e dificuldade em concentrar-me. O médico me diz que tenho que dormir 8 horas de 24. Tenho dores nas costas. O ortopedista diz que tenho que fazer atividade física regular e pilates 2-3 vezes por semana. A professora do meu filho mais velho diz que a criança precisa que a monitore enquanto faz os trabalhos de casa. O filho mais novo também tem uma professora, e também tem tarefas, trabalhos, maquetes e feiras culturais, apresentações semanais na escola e os dois ainda fazem esportes (Eles esperam ansiosamente que eu os assista, sentada na arquibancada)”, começou.

“O alergista do meu filho caçula diz que a criança precisa que cozinhe em cada refeição alimentos frescos sem nenhum ingrediente dos 30 para os que tem alergia. Que tenho que comprar tudo fresco, cozinhar em casa, descascar mais e desembalar menos. Hum, isso leva o dobro do tempo, nown? Meu marido e meu filho mais velho, dizem que a comida do pequeno é ruim e que não podem comer, então eu tenho que cozinhar outra coisa. Os especialistas em educação e os psicólogos dizem que é preciso passar 30 minutos diários com cada criança para um desenvolvimento harmonioso. O pediatra disse que os dois devem tomar sol e passar diariamente uma hora no parque ao ar livre e que isso faz bem ao cérebro.”

O desabafo foi feito de forma anônima (Foto: Getty Images)

“As faturas mensais dizem que tenho que trabalhar o tempo inteiro. O especialista em educação e desenvolvimento diz que o melhor é deixar as crianças explorar quando jogam e que podem se sujar, mesmo quando isto significa lavar roupa todos os dias. O especialista em terapia de casal diz que é preciso que os dois cônjuges saiam para um encontro romântico ou que passem um tempo juntos 1-2 vezes por semana. A ciência diz que sexo é vida é que casais harmoniosos o praticam 2 a 3 vezes por semana.”

“As mulheres de carreira bem-sucedida dizem que uma mulher deve investir na sua carreira, estar atualizada e fazer cursos e também reservar um tempo para cuidar de seu próprio aspecto, que se tem que cuidar. O psicólogo disse que eu preciso de tempo só para mim. Por isso agora procuro especialista em feitiçaria que me mostre como faz tudo em 24h.”, concluiu.

Apesar de todas as atividades serem de extrema importância, é necessário ter um tempo para si. Separar um momento dentro de uma agenda corrida pode parecer muito difícil, sabemos, mas dar um “respiro” faz com que algumas das funções fiquem um pouco mais tranquilas de serem realizadas, pois estamos mais relaxadas.

Por que o autocuidado é importante?

Dentro da sua agenda não pode faltar um tempo para você. Separe sempre um momento em que esteja apenas consigo mesma, sozinha e sem celular – afinal, por que nos conectamos com tantas pessoas, mas não separamos um momento para nos conectarmos conosco?

Ana Raia fala muito sobre o conceito de autocuidado – que não deve ser confundido com egoísmo. “A mulher se sente culpada de separar um tempo só para ela, sente que precisa estar o tempo todo disponível. A mulher precisa ter o momento dela com ela mesma, não viver para atender os outros. O autocuidado é o melhor caminho para que ela exerça todos os seus papéis com excelência”, diz a coach.

Dedicar um tempo traz equilíbrio (Foto: Getty Images)

Marrie Ometto, do blog Mamãe Plugada e mãe da Clara, concorda: “Quando uma mãe nasce, a mulher não pode morrer. Não é fácil, e sei que entre as brechas do combo maternidade-cachorros-casa-organização-lancheira-almoço-trabalho-marido perder-se de si mesma é a coisa mais fácil de acontecer. É preciso não só pensar no quanto é importante amar-se e cuidar-se, mesmo diante dessa rotina insana, mas no quanto você estar bem consigo mesma te dá mais equilíbrio a longo prazo para que tudo flua mais levemente. Premissa básica para amar alguém é – antes de mais nada – se amar”.

Esse autocuidado pode ser tanto interno quanto externo. Uma pesquisa recente da GFK Brasil, importante instituição de pesquisa de mercado e consumo, revelou que as brasileiras dedicam cinco horas por semana em média para cuidar da beleza. É muito pouco, e é um prazer que é só seu – estar bonita para si mesma, e não para os outros, é estar bem consigo mesma.

Leia também:

Pra se jogar sem culpa: Salões de beleza famosos têm preços especiais

Prazer sem culpa: 8 coisas que as mães devem fazer para relaxar

É só relaxar! Estudo diz que tomar banho quente queima tantas calorias quanto se exercitar