Família

Mãe na liderança: mais do que um status, um perfil de vida

É importante definir quem é você e o que você deseja - Getty Images
Getty Images

Publicado em 14/08/2019, às 11h24 - Atualizado em 30/01/2020, às 19h27 por Yulia Serra, Editora de conteúdo especializado | Filha de Suzimar e Leopoldo


É importante definir quem é você e o que você deseja (Foto: Getty Images)

Liderança vai muito além de um cargo. É um perfil. Alguém capaz de inspirar e motivar outras pessoas; ter iniciativa, responsabilidade, garra e dinamismo; que busca se reinventar e expandir o potencial diariamente. 

Há várias formas de liderar e é importante entender como um hábito e não um status. Para que você exerça essa função da maneira mais efetiva e eficiente possível, é preciso entender os objetivos

“Comece liderando a sua vida, sabendo definir as suas escolhas. Busque pessoas que te inspirem. Ouça e defina os seus caminhos”, sugere Regina Arns, uma das fundadoras do Espaço Mulheres Executivas, mãe da Fernanda e da Andressa, avó do Theo e do Arthur.

Nesse sentido, é importante entender quem é você e o que você deseja atingir. Essas respostas têm muita chance de serem alteradas com a maternidade, então não hesite em refazer a pergunta e ir adaptando ao seu estilo

Segundo a especialista, todos os hábitos da família mudam com a chegada de uma criança e é importante sempre ir atrás da felicidade. Regina enfatiza: “Toda mulher pode e deve exercer todas as suas funções”, sejam elas quais forem.  

No ambiente de trabalho, os números mostram que é mais difícil para elas alcançarem posições de liderança. Mesmo com a quantidade de funcionárias tendo aumentado em relação aos homens, as oportunidades de crescimento são diferentes

Nesse contexto, empreender é uma oportunidade de negócio. “As pesquisas são claras. Aquelas empresas que têm mais mulheres na liderança tem resultados financeiros muito mais significativos”, comenta. 

Ser dona de um negócio é uma possibilidade também para as mães, que se deparam com um mercado ainda mais desigual. Não é uma saída fácil. Renata lembra dos desafios e investimento necessário para ter o retorno previsto, assim como a possibilidade de ter um horário mais flexível. 

Pensando nessa demanda, existe o Antes de Mim, um brechó online pensado para você, que tem muitas roupas do filho acumulando no armário e quer encontrar uma forma de desapegar e ainda fazer um bom negócio. 

No site, você pode criar uma loja e vender as peças que já tem em casa. É uma alternativa de trabalho além de uma oportunidade para incentivar o hábitos sustentáveis e a reciclagem. 

Acima de tudo, o espaço dá uma chance de conciliar carreira e maternidade sem precisar sair de casa. “O importante é fazer algo que atenda suas expectativas e decisões, quer sejam pessoais, profissionais ou financeiras”, finaliza. 

Leia também:

Desapego vira fonte de renda extra da família: “Nos sentimos vivos quando fazemos algo assim”

Mãe cria loja online para vender roupas do filho

Estilo e conforto: 12 acessórios para compor o figurino do seu filho


Leia também

Sasha tem dois irmãos por parte de pai - reprodução / Instagram

Família

Sasha Meneghel abre o jogo e fala sobre relação com os irmãos: “Tive que dar uma regulada nisso”

Lore Improta disse quando pretende ter o segundo bebê - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família vai aumentar! 👨‍👩‍👧‍👦

Lore Improta fala sobre a chegada do 2º filho com Léo Santana: 'Curtir nossa família'

Wanessa vive na mansão da mãe - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Wanessa Camargo mora em mansão luxuosa da mãe após separação e 'problemas financeiros'

“Eu odeio o nome da minha filha” diz pai que já mudou o nome da bebê, mas que ainda se arrepende - Freepik/freepic.diller

Bebês

“Eu odeio o nome da minha filha” diz pai que já mudou o nome da bebê, mas que ainda se arrepende

Davi mora na periferia de Salvador - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Esposa de Davi, do 'BBB 24', mostra casa humilde onde eles vivem na periferia de Salvador

Fabiula Nascimento anuncia mudança em 'status de relacionamento': "O amor e o respeito continuam" - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Fabiula Nascimento anuncia mudança em 'status de relacionamento': "O amor e o respeito continuam"

Claudia Raia posta fotos com família - Reprodução/ Instagram

Bebês

Claudia Raia mostra festa luxuosa do filho e aparência de Luca chama atenção: “Nasceu pra brilhar”

Fãs notaram que o casal se distanciou desde a alta hospitalar do ator - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Kayky Brito enfrenta 13 horas de viagem para ver o filho e explica motivo inusitado: 'Não posso'

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!