Publicado em 04/02/2022, às 07h57 por Redação Pais&Filhos
Em meio ao debate em andamento sobre os efeitos da mídia social sobre adolescentes e crianças, uma mãe de Connecticut, nos Estados Unidos, entrou com uma ação no mês passado contra as empresas Meta e Snap por supostamente causar a trágica morte de sua filha de 11 anos.
No processo, a mãe Tammy Rodriguez afirmou que o “design defeituoso, negligente e recursos perigosos irracionais” dos produtos Meta e Snap levaram sua filha, Selena Rodriguez, a se suicidar em julho passado. A Meta Platforms Inc. é a empresa-mãe do Instagram e do Facebook, e a Snap Inc. é a empresa-mãe do Snapchat.
O processo de homicídio culposo, aberto em 20 de janeiro no Tribunal Distrital dos EUA para a Divisão de São Francisco, alega que Selena sofreu “grave dano mental, levando a lesões físicas”, por usar as plataformas de mídia social. Tammy disse que os gigantes da mídia social falharam em fornecer salva-vidas adequados contra conteúdo prejudicial e explorador.
“Estamos processando [Meta Platforms Inc. e Snap Inc.] por projetar um algoritmo que vicia crianças”, disse o advogado Matthew Bergman, fundador do ‘Social Media Victims Law Center’, à ABC News. De acordo com documentos judiciais, antes de seu suicídio, Selena lutou por mais de dois anos com o vício em Instagram e Snapchat, e foi hospitalizada para atendimento psiquiátrico de emergência devido à baixa autoestima e agravamento da depressão.
Tammy disse à ABC News que sua filha ficava violenta quando tentava confiscar seu telefone. Em um exemplo, o vício de Selenaa levou a uma discussão com sua irmã mais velha, Destiny Rodriguez, resultando em uma briga que quebrou o nariz de Destiny. “Definitivamente começamos a perceber que ela parou de interagir conosco, e ela era muito reclusa no final de tudo, e ela sempre queria estar no telefone”, disse Destiny.
“Eu acho que ela meio que se tornou dependente disso.” Selena também foi solicitada por conteúdo de exploração sexual e atos em várias ocasiões por usuários adultos do sexo masculino, de acordo com a queixa legal. A Dra. Yalda Uhls, fundadora e diretora do ‘Center for Scholars and Storytellers’ da UCLA, falou com a ABC News sobre a controvérsia da mídia social.
“A internet e as mídias sociais não foram inventadas com os jovens em mente”, disse ela. “Um terço de seus usuários no mundo tem menos de 18 anos. E há muitas pessoas defendendo o design centrado na criança – então, pensar nas fases de desenvolvimento e o que é apropriado em cada idade e estágio e incorporar isso no design .”
Um porta-voz do Snapchat disse à ABC News que o aplicativo trabalha em estreita colaboração com “muitas organizações de saúde mental para fornecer ferramentas e recursos no aplicativo para os usuários como parte de nosso trabalho contínuo para manter nossa comunidade segura”. Estamos devastados ao saber da morte de Selena e nossos corações estão com sua família”, acrescentou o porta-voz.
“Embora não possamos comentar sobre as especificidades do litígio ativo, nada é mais importante para nós do que o bem-estar de nossa comunidade”. Um porta-voz da Metatambém disse à ABC: “Nossos pensamentos estão com as famílias afetadas por esses problemas difíceis. Dado que este é um assunto legal em andamento, não podemos comentar mais neste momento”.
Bergman disse acreditar que o júri acabará por considerar as duas empresas responsáveis pela morte de Selena. “Acredito que eles não pretendem que isso aconteça, mas se as consequências previsíveis de seu produto defeituoso resultarem nesses resultados horríveis, então eles são responsáveis não apenas legalmente, mas moralmente”, disse o advogado.
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