Mãe também é gente: como organizar a agenda para ter um tempo para você na quarentena

As mães acumularam muitas tarefas nesse período de coronavírus, mas mesmo assim precisam de um espaço para fazer algo por e para elas. Veja como conseguir isso

Resumo da Notícia

  • Com tantas mudanças na rotina, as mães assumiram muitos papeis
  • Mesmo com tanta demanda, é fundamental reservar um momento da agenda para você
  • Veja algumas dicas para tornar isso possível
Você também precisa e merece atenção (Foto: Getty Images)

Tem o homeschooling, o almoço para cozinhar, o trabalho home office, a brincadeira com as crianças, a atenção para o marido, a limpeza da casa… Qual o momento que você dedica para si mesma? Se a resposta é nenhum, você precisa mudar essa visão e também se tratar como prioridade na rotina. “A grande importância de conseguir um tempo para nós mesmas é a nossa capacidade de recarregar. Quanto mais estamos conectadas com nós mesmas, mais conseguimos resolver os desafios do dia a dia, principalmente nesse momento de exceção, em isolamento, que estamos vivendo”, justifica Vanessa Abdo, doutora em psicologia e CEO do Mamis na Madrugada, mãe de Laura e Rafael.

-Publicidade-

Mais do que nunca, é normal que esteja mergulhada nas tarefas, a especialista explica que assumimos funções de muitos atores e por isso, é preciso reforçar: não se culpe! São muitas atribuições, uma rotina nova e tarefas antigas, não dá para dar conta de tudo da mesma forma que antes. Para te ajudar, ela indica: “A organização é a saída para ter um espaço para nós mesmas. Quanto mais organizada estiver a rotina, menos escape de energia temos e mais assertivas somos”. Isso inclui manter horários de alimentação, dormir, acordar e até higiene da casa fixos na medida do possível. 

Não deixe de reservar um tempo para você na rotina (Foto: Getty Images)

Ao final do dia, lembre que é importante não apenas planejar a conclusão dele, mas do dia seguinte, para ter tempo e fôlego para se organizar. “Nesse momento, em geral, a gente já está muito exausta, muito cansada e temos o pensamento: ‘Não vou perder tempo organizando as coisas, vou aproveitar para descansar’. Mas é o contrário. A gente investe alguns minutos na organização, e ganha tempo para fazer coisas que eventualmente gostamos”, pontua. Ter essa hora para você faz toda a diferença, não só pessoal como profissionalmente. 

-Publicidade-

“Quando desligamos um pouco e eventualmente passamos aquele creme que nunca dá tempo, também temos insights e solucionamos problemas que geralmente não conseguimos, porque estamos muito atarefados e envolvidos naquele mesmo assunto, não tendo o distanciamento necessário”, completa. Você deve estar pensando que falar é fácil, difícil é fazer, mas a psicóloga afirma ser possível e sugere alguns truques como envolver mais a família nas tarefas diárias e até desenvolver a autonomia do seu filho.

É importante dosar tempo de trabalho com as brincadeiras em família (Foto: Getty Images)

“É um processo que dá muito trabalho, porque é preciso ensinar a criança e eventualmente ocorrem acidentes, mas devagar você também vai se libertando”, conta. Vanessa afirma que também é bastante efetivo separar momentos no cronograma em que você dê atenção para o filho mais velho, dê atenção para o filho mais novo, dê atenção para o marido, “de forma que todas as carências e demandas sejam finalizadas ou reduzidas nesse momento, para que quando a mãe fale que terá um tempo para ela, consiga essa privacidade”. Que tal começar a se cuidar hoje?  

-Publicidade-