Família

Mais de 1 bilhão de pessoas no mundo não têm acesso à água potável

Empresa distribui gratuitamente sachês capazes de purificar o recurso natural

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

(Foto: reprodução do Youtube)

(Foto: reprodução do Youtube)

Já imaginou viver sem água pura? Para grande parte da população brasileira essa realidade é difícil de compreender, principalmente se a água potável estiver a um mercado de distância. Já as famílias que vivem em comunidades sem saneamento básico enfrentam problemas todos os dias para conseguir esse recurso natural, necessário para a manutenção da vida. De acordo com uma pesquisa da P&G, mil crianças morrem todos os dias por doenças decorrentes do consumo de água contaminada.

Foi pensando nesses dados que a empresa criou o Programa Água Pura para as Crianças. A P&G desenvolveu um sachê de 4g capaz de purificar 10 litros de água contaminada. O produto consegue tratar apenas resíduos orgânicos. Ou seja, se água tiver componentes químicos, não funciona.

O processo é simples e dura em média 40 minutos. O primeiro passo é colocar a água contaminada em um balde de 10 litros. Em seguida, é despejar o sachê e mexer – sempre na mesma direção – por cinco minutos contínuos. Esse é o segredo! Depois disso, a água precisa descansar por 20 minutos. Por fim, usa-se um outro balde vazio, com um pano na “boca”, para filtrar a água que estava descansando. E está pronta para consumo!

É importante lembrar que os sachês não são comercializados e os produtos são distribuídos pela P&G em comunidades que não têm acesso à água potável. O programa está presente em 90 países e já purificou 13 bilhões de litros de água no mundo inteiro. Em parceria com a National Geographic, a P&G produziu um documentário, em 2017, mostrando como essa novidade impacta a vida das famílias que precisam tanto de água pura. Assista ao trailer abaixo:


Leia também:

Dicas do que fazer com as crianças para famílias que gostam de natureza

Menino fotógrafo é especialista em natureza

Os 10 desejos da mãe que adora a natureza

Você gostou desse conteúdo?

Sim Não