Maki Kaji, criador do jogo Sudoku, morre aos 69 anos

O empresário foi co-fundador da revista de quebra-cabeças, a pioneira em espalhar a brincadeira para o mundo

Resumo da Notícia

  • Maki Kaji era conhecido como "pai do Sudoku" e morreu aos 69 anos.
  • O empresário era co-fundador da editora Nikili, a pioneira mundial na publicação do desafio numérico Sudoku.
  • Ele deixou a esposa, Naomi, e duas filhas.

Maki Kaji conhecido como “pai do Sudoku” morreu aos 69 anos, vítima de câncer no ducto biliar, em Tóquio, no Japão, no dia 10 de agosto. Porém, a confirmação da notícia do óbito foi nesta terça-feira, dia 17 de agosto, pela editora que era co-fundador, a Nikoli. Essa empresa foi a pioneira mundial na publicação do jogo de desafio numérico. Ele deixou a esposa, Naomi, e duas filhas.

-Publicidade-
Maki Kaji era chamado de “pai do Sudoku”. (Foto: Reprodução/ Chip East/Reuters)

“Fico muito emocionado quando vejo uma nova ideia com muito potencial para um quebra-cabeça”, disse Kaji em entrevista à BBC em 2007. Ele se dedicou a paixão por quebra cabeças e disse que o segredo era simplificar as regras. Nascido em em 8 de outubro de 1951, em Sapporo, Japão, o empresário era filho de um engenheiro e uma vendedora em uma loja de quimonos, se formou do Ensino Médio e largou a universidade.

Ele criou a empresa Nikoli, em meados dos anos 2000, com amigos da infância. Essa editora foi a primeira revista de quebra-cabeças do Japão e espalhou o Sudoku para o mundo inteiro. De acordo com o jornal The New York Times, o empresário conheceu a brincadeira em 1984, que era chamada de “Number Place” e o nome conhecido hoje se traduz como “números únicos”.

Sudoku é conhecido no mundo inteiro. (Foto: Reprodução/ Pixabay)

O que é o Sudoku?

Conhecido hoje mundialmente como “Sudoku”, o jogo foi criado na Europa durante o século XVIII pelo matemático suíço Leonhard Euler. Porém, a versão atual criada por Maki Kaji foi descoberta por uma revista norte-americana no início da década de 1980.

Como se joga? Uma tabela com vários quadrados divididos de 9 por 9 (81 quadrados) com números de 1 a 9. A pessoa não pode deixar o mesmo algoritmo aparecer duas vezes na mesma linha, coluna ou sub-quadrado.