Manual de viagem de avião com crianças: tudo o que você precisa saber para embarcar com seu filho

Está virando tendência entre as companhias aéreas o tratamento especial para bebês, crianças e famílias a bordo

As companhias aéreas estão reinventando o jeito de acomodar crianças durante as viagens (iStock)

Viajar, conhecer novos lugares e pessoas é muito bom. Mas, se até nós, adultos, podemos ficar estressados com o combo aeroporto-check-in-despachar-malas-voos (sejam eles longos ou não), imagina só para crianças e bebês. É com o foco na experiência da família inteira que companhias aéreas vêm se reinventando, a fim de agradar pais e filhos.

-Publicidade-

“Sempre que pensamos em um produto para experiência de voo, levamos em consideração todo o tipo de cliente. Daí, vem a necessidade de ter diferenciais dedicados às crianças. A experiência deve ser positiva para todas as idades”, explica Renata Florenzano Lorenzini, mãe de Rafael e gerente de marca e produto da Azul Linhas Aéreas.

Em algumas companhias é possível desfrutar esses diferenciais antes mesmo de embarcar, como é o caso do espaço kids da Azul no saguão do embarque internacional do Aeroporto Internacional de Campinas, em São Paulo.

-Publicidade-

Já no caso de voos de longa distância da Air France, crianças e bebês contam com kits especiais.

Área kids da Air France, em aeroporto da França, com jogos para distrair as crianças enquanto esperam pelo embarque (Foto: Divulgação)

Para os menores, o kit é composto por babador, edredom, colher, fralda, lenços e hidratante. Já os mais velhos – de 5 a 11 anos – ganham cartão postal para colorir, régua, livro de atividades, lápis de cor, chaveiro e kit de mágica. Além disso, a bolsa em que vem tudo isso pode ser inflada e transformada em uma almofada.

“Recebemos todos os anos mais de 1,5 milhão de crianças a bordo. Por isso, entendemos a necessidade de oferecer tranquilidade para que eles só pensem na alegria daquele momento”, conta Júlia de Medeiros Pinto, filha de Sarah e Ricardo, e gerente de marketing da Air France-KLM no Brasil.

Kit da Air France com livro de atividades, lápis de cor, estojo, régua e cartão postal (Foto: Divulgação)

Na TAP, as crianças ganham conjunto com livros para pintar, lápis de cor e jogos. Já na Emirates, seu filho pode ganhar pacotes com itens que inspiram a explorar ainda mais o mundo. São quatro modelos e cada um tem conteúdo diferente envolvendo viagem como mapas, diários de bordo, garrafas, cartões e livros educativos.

“Queremos compartilhar nossa paixão e amor pela aventura com os futuros viajantes e estimular a curiosidade deles”, esclarece Stephane Perard, diretor geral da Emirates. Para as famílias com crianças, o embarque preferencial já é um verdadeiro adianto.

E, para completar, no caso da Emirates no Aeroporto de Dubai, por exemplo, os pais ainda recebem mesas para trocar a fralda do bebê e carrinho cortesia. “Garantimos que as famílias com crianças tenham experiências memoráveis, não importa a classe ou a distância do voo”, acrescenta Stephane.

Espaço infantil da Azul no saguão de embarque internacional no aeroporto de Campinas (Foto: Divulgação)

Nas alturas
Check-in feito, malas despachadas e cartão de embarque na mão, é hora de entrar no avião e encarar o maior desafio da viagem: manter as crianças calmas e confortáveis durante as horas de voo.

Algumas companhias como Emirates, Azul, Air France, TAP e Latam Airlines, oferecem opção de assento com berço e, na Gol, tem a opção de cadeirinha da própria empresa para crianças até dois anos, o que realmente facilita a viagem de pais de bebês. Famílias que viajam com bebês na Emirates ainda ganham travesseiros, cobertores e têm armários superiores maiores do que os convencionais.

Na Azul, o SkySofa é uma alternativa para famílias com crianças de todas as idades: um conjunto de quatro poltronas que viram cama. Independente da companhia aérea, o pedido do diferencial deve ser feito com antecedência.

“Nos dedicamos para garantir que o voo seja o mais confortável possível para crianças, pais e para os passageiros ao lado deles”, completa Stephane.

Kits da TAP para bebês e crianças com babador, almofada, mochila e mais acessórios (Foto: Divulgação)

Para os maiores, além de revistas com conteúdo infantil, como a Revistinha Gol e Fly With Me Animals Magazine, da Emirates, que têm imagens para colorir, eles podem aproveitar os canais e games voltados para crianças.

Nos voos da Air France, um membro da tripulação é mágico e faz truques a bordo, garantindo boas risadas e diversão dentro do avião.

Kits da TAP para bebês e crianças com babador, almofada, mochila e mais acessórios (Foto: Divulgação)

Na palma da mão
Criança em aeroporto pede atenção especial. E se elas vão viajar sozinhas, mais ainda!

Pensando nisso, algumas empresas oferecem serviço de acompanhamento da viagem em tempo real por meio de aplicativo no celular graças à pulseira com chip que elas recebem assim que fazem o check-in.

Em voos da Air France, Gol e Latam, por exemplo, é possível rastrear todas as etapas, do check-in, ao embarque, decolagem e pouso. “Assim os pais podem ficar tranquilos e as informações podem ser compartilhadas com quem está esperando no destino”, explica Júlia.

No caso da TAP, o serviço de acompanhamento é feito pessoalmente por um funcionário da empresa, que viaja com a criança até o destino.

Hora do lanche
Essa é a hora mais saborosa do voo! E as companhias oferecem cardápios especiais às crianças, mas que devem ser solicitados com antecedência – principalmente se elas têm alguma restrição alimentar. Na Azul, por exemplo, é possível solicitar refeição feita especialmente para o seu filho.

“Além disso, as balinhas de gelatina no formato de avião fazem sucesso com todas as idades”, Renata conta. Famílias com filhos menores podem usufruir de fórmula e mamadeiras para preparar aos bebês em voos da Emirates.

Café da manhã da Latam com pão de queijo, frutas, bolo, ovos mexidos e molho de tomate, hummm! (Foto: Divulgação)

Cabeça nas nuvens – mesmo!
Para ajudar pais e filhos (e quem mais quiser participar) a relaxar, a Air France apresenta o novo programa de meditação, o Mind. Como parte do pacote de entretenimento a bordo, seis conteúdos diferentes com sessões guiadas inéditas são oferecidos aos viajantes.

“Nosso objetivo é apresentar os benefícios de concentração e serenidade a bordo de voos de longa distância”, Júlia acrescenta.

E essa preocupação com o bem-estar da família vem conquistando espaço em companhias aéreas do mundo inteiro. “Os clientes não querem mais deixar de viajar porque tiveram filhos. Pelo contrário, estão descobrindo e valorizando cada vez mais destinos e serviços que possam proporcionar boas experiências em conjunto com as crianças”, Renata observa.

E, mais que uma tendência, para Stephane esse olhar para pais e filhos representa compromisso sério com seus clientes: “As famílias são importantes para nós, por isso estamos sempre criando e aprimorando nossos produtos e serviços.

Assim, conseguimos garantir que os passageiros tenham a melhor experiência possível, tanto no solo, como durante o voo”.

DE MALAS PRONTAS!
Dicas para uma viagem em família sem estresse:

  1. 1. Prefira roupas confortáveis e fáceis de trocar para as crianças
    2. Leve o brinquedo preferido do seu filho
    3. Tenha lenços umedecidos sempre à mão
    4. Na mala de mão, leve trocas de roupas e itens que você pode precisar
    5. As coisas nem sempre saem como planejamos, e tudo bem, relaxa!

Leia também:

Uma viagem de rainha: sim, você pode!

10 opções diferentes de viagem para você começar a programar suas próximas férias com a família

Prontos para voar? Agora dá para viajar com a sua família no avião do Senninha todo customizado

-Publicidade-