Mão na massa! Veja dicas para incentivar seu filho a ajudar nas tarefas domésticas

As tarefas do lar podem ser muito divertidas para crianças pequenas, mas conforme elas crescem, determinadas atividades se tornam cada vez mais maçantes. Mas você não pode deixar a peteca cair! Veja algumas dicas para incentivar a participação do seu filho em casa

Resumo da Notícia

  • Dar às crianças responsabilidades com a casa é muito importante
  • À medida em que eles crescem, no entanto, isso vai ficando cada vez mais difícil
  • Veja dicas que vão te ajudar a comprometer as crianças nas tarefas domésticas

Embora as tarefas domésticas normalmente sejam recebidas com entusiasmo quando as crianças estão no jardim de infância (“Olha, estou ajudando minha mãe!”), quando a criança tem 5 ou 6 anos – e está genuinamente pronta para mais responsabilidades – esse entusiasmo tende a diminuir, aponta a especialista em paternidade Deborah Gilboa, MD, fundadora do Ask-DoctorG.com. Mas essa falta de vontade não pode ser motivo para que você deixe a peteca cair. Para te ajudar estimular seus filhos a terem mais responsabilidades com as tarefas de casa, aqui vão algumas dicas de especialistas no tema:

-Publicidade-
As tarefas podem se tornar algo divertido (Foto: reprodução Pinterest / Parents)

Mostre que ele realmente está crescendo

Se você nunca deu tarefas específicas para seu filho antes, ele vai se perguntar: por que minha está me fazendo esvaziar a máquina de lavar ou pôr a mesa? Quando precisar de ajuda ou for incluí-lo nas tarefas de casa, converse com ele e mostre que agora ele está pronto para ter mais responsabilidades. “É simples: diga ‘Agora que você tem 5 anos, você é mais forte, mais alto e mais cuidadoso. Aposto que você poderia guardar os pratos lavados'”, sugere Meg Akabas, fundadora da Parenting Solutions, uma empresa de consultoria.

Comecem juntos

Claro, você nem sempre vai querer fazer suas tarefas ao mesmo tempo que seu filho faz as dele. Mas dizer algo como: “Ajude-me a arrumar a casa. Vou cuidar do meu quarto e você do seu” é um bom começo. “As crianças parecem responder melhor quando as tarefas domésticas são apresentadas como uma responsabilidade familiar compartilhada”, diz Akabas. “Claro, você faz muitas tarefas domésticas, mas seu filho não percebe muitas delas”, explica.

-Publicidade-

Pense como Mary Poppins

Essa babá icônica sabia que as tarefas não precisam ser entediantes. “Ao incorporar um pouco de diversão às tarefas, você pode melhorar a atitude de seu filho em relação a ajudar nas tarefas domésticas”, diz Lea Schneider, autora de Growing Up Organized: A Mom-to-Mom Guide. Coloque uma música e incentive-o a cantar ou dançar enquanto ele faz a limpeza.  Ou crie concursos para mantê-lo interessado – e ajudar a fazer a bagunça a evaporar – como “Vamos ver quantos brinquedos podemos guardar antes que esta música termine de tocar” ou “Eu te desafio a cortar toda essa alface em pedaços enquanto eu termino de fazer o vegetais”.

A limpeza pode se tornar uma brincadeira (Foto: reprodução Pinterest / Parents)

Inicie um sistema de recompensa

Para limpezas familiares uma vez por semana, você pode sugerir: “Se você colocar todas as bonecas sentadas nas prateleiras eu e seu pai podemos fazer um passeio de bicicleta com você no final da tarde”. As bonificações podem ser várias: desde um pouco mais de tempo no tablet uma vez na semana, uma história a mais na hora de dormir, uma sobremesa. O que vale é a criatividade.

-Publicidade-