Mão na roda! Nasa cria pneus de bicicleta que não furam e nem precisam ser enchidos

Eles foram desenvolvidos originalmente  para uso em missões lunares, em especial pelos robôs ‘rover’, de Marte e devem estar disponíveis para compra em 2022

Resumo da Notícia

  • NASA cria pneus de bicicleta que não furam e nem precisam ser enchidos
  • Eles foram desenvolvidos originalmente para uso em missões lunares, em especial pelos robôs ‘rover’, de Marte
  • Eles devem estar disponíveis para compra em 2022
  • A tecnologia foi feita por meio de uma parceria entre a NASA e a startup SMART Tire Company

Já pensou poder andar de bicicleta com sua família sem precisar se preocupar se o pneu está cheio o suficiente? Pois é, a NASA criou novos pneus de bicicletas que não precisam ser enchidos! Eles foram desenvolvidos originalmente  para uso em missões lunares, em especial pelos robôs ‘rover’, de Marte. A ideia, que surgiu em 2017, agora virou realidade.

-Publicidade-
NASA cria pneu de bicicleta que não fura (Foto: reprodução NASA)

Os pneus METL são feitos de materiais avançados e leves, conhecidos como NiTinol +, e fabricados nas versões ouro, prata e azul metálico. Eles são usados para missões espaciais em planetas com terrenos acidentados e estão sendo desenvolvidos numa parceria entre a NASA e a startup SMART Tire Company para serem disponibilizados também aos ciclistas.

“Os ciclistas vão ficar ansiosos para ter acesso a esses pneus de aparência bacana da era espacial e que não furam”, disse Earl Cole, ex – campeão Survivor: Fiji e CEO da SMART, em um comunicado, como apontado pelo jornal GNN. “A combinação única desses materiais avançados, juntamente com um design ecológico de última geração, tornam o produto revolucionário”, completa.

Para que esse sonho se tornasse realidade, a equipe da SMART se juntou aos pesquisadores e engenheiros da NASA para criar uma espécie de “liga”. Esse material, como explicado, foi desenvolvido para que possa retornar à forma molecular que tem. Ou seja, ele pode se deformar para se adaptar aos mais diversos terrenos, e logo depois, voltar à forma original sem perder a força da estrutura com o tempo.

Além de tirar a necessidade de ficar sempre conferindo se o pneu está cheio o suficiente, a inovação também faz bem para o meio ambiente, já que usa um material de longa duração que reduz o desperdício da borracha (você não vai precisar ficar trocando o pneu e jogando o anterior fora).

Os pneus, chamados MELT, estarão disponíveis para compra em 2022, chegando primeiramente aos ciclistas e posteriormente para o mercado automobilístico. E a SMART também fez parceria com o fornecedor líder de micromobilidade, Spin, para desenvolver pneus SMA para os usuários de ‘scooters’. Entenda um pouco mais sobre essa novidade no vídeo abaixo: