Marcos Mion comemora aprovação da Lei Romeo Mion para pessoas com autismo

A lei foi aprovada pelo Senado Federal na quarta-feira, 11 de dezembro e tem como objetivo dar uma carteira exclusiva para pessoas diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista

Marcos Mion comemorou a aprovação da Lei Romeo Mion (Foto: reprodução/Instagram @marcosmion)

Marcos Mion está muito feliz com a nova conquista da família. Na quinta-feira, 13 de dezembro, o apresentador fez uma publicação em seu Instagram comemorando a aprovação da “Lei Romeo Mion”, responsável por criar a Carteira Nacional de Identificação do Autista. A lei foi aprovada pelo Senado Federal na quarta-feira, 11 de dezembro, e tem como objetivo dar uma carteira exclusiva para pessoas que, assim como o filho mais velho de Marcos Mion – que dá o nome à Lei, são diagnosticadas com o Transtorno do Espectro Autista.

“Quanta emoção estou sentindo! Desde ontem me sinto andando em nuvens”, disse o apresentador na legenda de sua publicação no Instagram. Mion destacou que a lei ainda precisa da assinatura da Presidência da República, o que deve acontecer em 2020.

“É uma sensação difícil de explicar, me dediquei incansavelmente atuando nos bastidores para a aprovação da lei, somando ao trabalho destemido, de décadas, de todas organizações e movimentos autistas!”, disse Mion. “Essa não é uma conquista que eu conseguiria sozinho, tem o trabalho de todos os ativistas, a emoção de todos os pais e mães de autistas, além dos próprios autistas que receberam meu anjo Romeo, eu e nossa família na comunidade com tanto carinho e admiração”.

Mion fez um vídeo para explicar a Lei Romeo Mion (Foto: Reprodução / Instagram @marcosmion)

Marcos Mion também agradeceu aos responsáveis por tornar o projeto possível e ao Senado Federal. “Ainda não caiu minha ficha… Mas eu consigo entender que o Romeo é um agente transformador não apenas da minha vida, mas agora de milhões de pessoas. E assim será sempre! Todo autista que tirar sua Carteira Nacional de Identificação, vai tirar a Carteira Romeo Mion“, comemorou o apresentador, que também é pai de Donatella e Stefano, frutos de seu casamento com Suzana Gullo.

Finalizando seu depoimento, Mion enfatizou o quanto estava emocionado e como isso faz a diferença em sua vida e na vida do filho, que já sofreu preconceito algumas vezes por sua condição. “Mais uma vez Romeo vai impactar positivamente a vida de milhares de pessoas que ele nem vai conhecer. E já teve gente que olhou pra ele com desprezo, como um incapaz. Ou como ouvi uma vez ‘ele veio quebrado’. Ele agora será lembrado para sempre, dando dignidade, reconhecimento e acesso para todos com TEA“, concluiu o apresentador.

A publicação acumulou mais de 1 milhão de visualizações no Instagram e os seguidores comemoraram muito a vitória da família, deixando muitos comentários. “Nosso Romeo mudando o mundo!”, comemorou Suzana Gullo, esposa do apresentador e mãe das crianças. “Emocionante! Parabéns! Você é um campeão de verdade”, elogiou o apresentador Tom Cavalcante. “Estou muito emocionada, nossos filhos com um futuro melhor! Obrigada pela luta por todos nós!”, agradeceu uma seguidora. Para assistir o vídeo publicado pelo apresentador, clique aqui.

Leia também:

Marcos Mion conta se vai ou não ter outro filho

Marcos Mion recria foto de bebê com filho autista e faz textão sobre a jornada ao lado de Romeo

Marcos Mion aparece em foto com a filha e semelhança impressiona