Máscaras não serão mais obrigatórias no Rio de Janeiro a partir de amanhã

A decisão foi anunciada pelo prefeito da cidade por meio de um comunicado no Twitter. As máscaras não serão obrigatórias tanto em locais abertos como em locais fechados

Resumo da Notícia

  • Máscaras não serão mais obrigatórias no Rio de Janeiro a partir de amanhã
  • A decisão foi anunciada pelo prefeito da cidade por meio de um comunicado no Twitter
  • As máscaras não serão obrigatórias tanto em locais abertos como em locais fechados
  • Veja a posição de outros locais a respeito da flexibilização das máscaras

O prefeito do Rio de Janeiro Eduardo Paes anunciou nesta segunda-feira, 7 de março, o fim da obrigatoriedade do uso de máscaras na cidade. A regra vale tanto para locais abertos quanto fechados e passa a valer a partir de terça-feira, 8 de março. A decisão foi anunciada depois de uma reunião com Comitê Científico da prefeitura.

-Publicidade-

De acordo com que o prefeito disse, a medida foi aprovada pelo comitê e será oficializada por meio de um decreto publicado no Diário Oficial de amanhã. Depois dessa mudança, locais públicos e privados deixam de ser obrigados a exigir máscaras. Ele ainda falou que, em breve, a cidade deve deixar de exigir também o passaporte vacina. De acordo com o que disse, essa segunda mudança depende do sucesso da aplicação das terceiras doses e a cidade deve ter um parecer sobre o tema daqui três semanas.

Máscaras não serão mais obrigatórias no Rio de Janeiro a partir de amanhã
Máscaras não serão mais obrigatórias no Rio de Janeiro a partir de amanhã (Foto: Getty Images)

“Cumprindo as determinações do Comitê Científico amanhã sai decreto acabando com a obrigatoriedade de máscaras em espaços abertos e fechados. Com um esforço para vacinar aqueles que podem tomar dose de reforço, em 3 semanas acabamos tb com o passaporte”, escreveu ele, em uma publicação no Twitter.

Discussão em outros estados

O governador do estado de São Paulo, João Dória, deve falar a respeito da flexibilização do uso de máscaras em todo estado em uma coletiva de imprensa marcada para a próxima quarta-feira, 9 de março. Espera-se que ele também comente sobre o uso do equipamento de proteção nas escolas.

Em outros estados, como Santa Catarina e Rio Grande do Sul, o uso de máscaras também foi flexibilizado. No caso de Santa Catarina, o uso do equipamento de proteção em locais abertos já não é mais obrigatório desde novembro deste ano. Na última semana, o estado também anunciou o fim da obrigatoriedade do uso de máscaras para crianças menores de 12 anos, tanto em locais abertos quanto fechados. O mesmo foi decidido pelo governo do Rio Grande do Sul, que permitiu que as crianças de até 11 anos também andassem por aí sem as máscaras.

No caso do Estado de São Paulo, alguns movimentos nas redes sociais tem pedido o mesmo em relação às crianças. Em todos os estados, vale reforçar, o fim significa que as pessoas não são mais obrigadas a utilizar o equipamento de proteção, mas podem escolher se querem ou não continuar com as máscaras.