Publicado em 05/04/2021, às 11h29 - Atualizado às 11h31 por Letícia Mutchnik, filha de Sofia e Christiano
Paulo Gustavo está internado com covid-19 desde o dia 13 de março no Hospital Copa Star, em Copacabana, no Rio de Janeiro. Susana Garcia, médica e amiga pessoal do humorista, que já contou o dia a dia do ator após ser intubado, contou como ele chegou à emergência do centro médico.
“Ele já chegou com a saturação baixa, com falta de ar e com uma parte do pulmão comprometida. Ele ficou vários dias assim, na luta tentando fazer com que esse pulmão melhorasse essa inflamação, e ele não precisasse ser intubado. Mas chegou o momento que os médicos viram que ele não deu essa virada e ele precisou ser intubado”, explicou Susana em entrevista ao ‘Fantástico’.
Antes de ser sedado para a intubação, Susana disse que Paulo Gustavo falou sobre os dias que passou no hospital. “Ele virou e falou: ‘Susana, se eu pudesse agora, eu queria mostrar para os brasileiros, mostrar para todo mundo, o quanto essa doença faz a gente sofrer, o quanto está difícil o que eu estou passando aqui, o quanto é importante as pessoas se cuidarem. Porque isso aqui não é brincadeira, é muito sofrimento. Só quem passa por isso aqui é que sabe'”.
Não só, mas ela também disse como foi a despedida de Paulo Gustavo à Thales Bretas, o marido que o acompanha diariamente no hospital: “Antes de ser intubado ele olhou para o Thales e falou: ‘Te amo. Até já'”.
O ator e comediante Paulo Gustavo foi internado no dia 13 de março, após complicações devido à covid-19. Durante o tratamento ele apresentou uma piora significativa que fez com que ele precisasse ser intubado e passar uma terapia chamada ECMO, sigla para Oxigenação por Membrana Extracorpórea. Isto é, a oxigenação do paciente vai ser realizada por uma membrana que está fora do corpo.
lguns pacientes apresentam “falhas” nos pulmões e eles se tornam incapazes de absorver o oxigênio, então é necessário que ele seja “substituído” . Nesse momento, entra o ECMO, já que o equipamento funciona como o órgão que está debilitado e oxigena o sangue fora do corpo.
Rafaella Gato é cardiologista pediátrica e diretora do programa de ECMO do departamento de cardiologia do Sabará Hospital Infantil em São Paulo e falou em entrevista ao G1: “Na maioria dos casos de Covid, o dano está no pulmão. Vemos uma dificuldade de oxigenação, o pulmão está muito lesado, muito afetado. O órgão não consegue trocar com a ventilação tradicional e a ECMO entra para ajudar na oxigenação e suporte para o paciente devolvendo o sangue oxigenado artificialmente”.
É por isso que, quando o paciente está na máquina ele precisa estar sedado. “O pulmão passa a ser a membrana. Controlamos o gás carbônico e o oxigênio por essa membrana. Deixamos o pulmão parado para desinflamar”, explica Fábio Rodrgiues que é fisioterapeuta cardiorrespiratório e de Terapia Intensiva.
Família
Viúva de Leandro mostra os 5 filhos reunidos em foto rara: "Não preciso de mais nada"
A família vai aumentar 😍
Vem bebê por aí! Eliezer fala sobre a data de chegada de 2° filho com Viih Tube
Ele cresceu! 🥰
Filho de Giovanna Antonelli e Murilo Benício se torna modelo e prova que a beleza é de família
Gravidez
Carol Celico faz anúncio emocionante de nova gravidez: "Agora somos cinco corações"
Família
Bruna Biancardi mostra a filha, Mavie, e detalhe na bebê gera repercussão: "Incomoda muito"
Família
Wanessa Camargo surpreende filho com presente gigante instalado na mansão da família
Família
Bell Marques vai ao casamento luxuoso do filho de bandana e explica por que não tira o acessório
Família
Bruna Biancardi veste filha com presente dado por ex de Neymar: "Ficou perfeito"