Médica leva grávida à óbito ao fazer cesária alcoolizada e é condenada

Helga Wauters se cofundiu durante a intubação de Xyntia Hawke, de 28 anos, e deixou a jovem se oxigenação durante a cirúrgia

Resumo da Notícia

  • Uma médica belga foi condenada à prisão por realizar um parto alcoolizada e causar a morte da gestante
  • O caso aconteceu em setembro de 2014, em Orthez, uma região da França
  • Helga Wauters precisou realizar uma cesária de emergência em Xyntia Hawke, de 28 anos

Uma médica belga foi condenada à prisão na última quinta-feira, 12 de novembro, por realizar um parto alcoolizada e causar a morte da gestante. O caso aconteceu em setembro de 2014, em Orthez, uma região da França, quando Helga Wauters precisou realizar uma cesária de emergência em Xyntia Hawke, de 28 anos. A anestesista ficará detida por três anos no país e não poderá voltar a exercer a profissão.

-Publicidade-
O caso aconteceu na França (Foto: Getty Images)

De acordo com a BBC, Xyntia já havia recebido a anestesia epidural quando surgiram as primeiras complicações do parto e a equipe do hospital precisou iniciar uma cesárea. No momento, ao invés de intubar as vias respiratórias da grávida, Helga acabou intubando a via digestiva, deixando a jovem sem oxigênio.

A mulher acabou não resistindo ao sufocamento, mas o bebê passa bem. Em depoimento à equipe de investigação, a anestesista confessou que havia bebido vodka com água e vinho, “como todos os dias de manhã”, antes de ser chamada para a cesária. Outros funcionários do hospital relataram que Wauters cheirava a álcool e estava claramente embriagada no momento.

-Publicidade-
A médica tem 51 anos (Foto: Reprodução / Twitter @FB_BearnBigorre)

A médica sofre com alcoolismo, segundo os investigadores.No exame feito após o acidente o teor de álcool no sangue da belga era de 2,38 gramas por litro, o equivalente a dez taças de vinho. Além disso, na sua casa foram encontradas caixas cheias de garrafas de bebidas. Helga estava no emprego há cerca de duas semanas quando o caso aconteceu e terá que pagar cerca de 1,4 milhões de euros para a família da vítima.

“Reconheço agora que meu vício era incompatível com meu trabalho”, disse Wauters durante uma audiência, de acordo com a agência de notícias AFP. “Vou lamentar essa morte minha vida inteira”, finalizou.

10º Seminário Internacional Pais&Filhos

O 10º Seminário Internacional Pais&Filhos – Quem Ama Cria está chegando! Ele vai acontecer no dia 1 de dezembro, com oito horas seguidas de live, em formato completamente online e grátis. E tem mais: você pode participar do sorteio e ganhar prêmios incríveis. Para se inscrever para os sorteios, ver a programação completa e assistir ao Seminário no dia, clique aqui!

-Publicidade-