Médico usa placas com recado de esperança no momento de tirar pacientes de covid-19 da intubação

O especialista dissse que esse momento é muito especial e afirmou: “por que não fazer de forma lúdica e carinhosa?”

Resumo da Notícia

  • Com a pandemia de coronavírus, ampliou-se a necessidade de intubação;
  • Mas, na contramão do problema, na segunda-feira, 22 de março, um médico do Ceará inovou;
  • Roni Rodrigues usou outro jeito para contar a uma paciente que ela seria extubada, ou seja, removeria as sondas.

Com a pandemia de coronavírus, ampliou-se a necessidade de intubação e ficou ainda mais difícil encontrar respiradores disponíveis no sistema de saúde brasileiro. Mas, na contramão do problema, na segunda-feira, 22 de março, um médico do Ceará inovou no jeito de contar para uma paciente que ela seria extubada, ou seja, removeria as sondas. 

-Publicidade-

A insuficiência respiratória aguda é a principal causa de intubação. O processo pode ser bem complexo – tanto para os pacientes quanto para os médicos. E justamente por isso, o Fisioterapeuta Intensivista, especializado em Reabilitação Pulmonar, Roni Rodrigues, deu um jeito de tornar o ato de retirar as sondas – ainda mais especial. 

Médico usam placas carinhosas para extubar paciente (Foto: Reprodução/ Instagram)

Em sua página no Instagram, Rodrigues fez questão de compartilhar esse momento. Nas imagens, o fisioterapeuta aparece com a sua equipe devidamente trajada – por causa do coronavírus – no leito de uma paciente. Em seguida, começa a exibir frases em um papel: “Dona Regina, hoje é dia 22 de março e são 12h”, dizia a primeira placa. 

Médico usam placas carinhosas para extubar paciente (Foto: Reprodução/ Instagram)

“E eu tenho um recado para você da vida! Então basta abrir esse envelope e ler o recado”, continua. Em seguida, Roni pega um envelope de papel e desdobra mais uma placa, que finalmente dizia: “ De: Vida, Para: Dona: Regina – Parabéns, você venceu mais uma batalha em mim, vamos respirar fora desse tubo agora?”. 

Médico usam placas carinhosas para extubar paciente (Foto: Reprodução/ Instagram)

Assim que a idosa terminou de ler o recado, começou a bater palmas, provocando o sorriso instantâneo da equipe médica. Na legenda do vídeo, o fisioterapeuta explicou: “Sempre que vou extubar uma paciente, pra mim é um dia de alegria, de alívio. É poder levar a esperança de dias melhores”. 

O médico ainda incentiva: “Então por que não fazer de forma lúdica, carinhosa e cheia de afeto? Dona Regina é mais uma das inúmeras que eu e minha equipe vem tendo êxito. Vamos vencer”, afirma. Assim que o profissional compartilhou o vídeo, as imagens viralizaram e os internautas emocionados comentaram:

“Chorei com o seu vídeo! Muito emocionante. Obrigada pela sua dedicação, siga firme e que Deus possa abençoar seus dias e o seu trabalho diariamente”, dizia uma. “Que atitude incrível. Certeza faz toda diferença!”, apoiava mais uma. Além disso foram vários elogios como: “Que gesto lindo” e “Emocionante”.