Médicos confundem bebê saudável com irmão gêmeo durante cirurgia e os dois morrem

O caso foi divulgado pelo Serviço Nacional de Saúde da Inglaterra. O primeiro feto sofria com crescimento restritivo e a mãe tomou a decisão de realizar o procedimento para tentar salvar o bebê saudável

Resumo da Notícia

  • Médicos confundiram um bebê saudável com o irmão gêmeo dele durante uma cirurgia na Inglaterra
  • O primeiro feto sofria com crescimento restritivo e o procedimento tinha como objetivo salvar a vida do segundo bebê
  • Após a cirurgia, os dois bebês morreram

O Serviço Nacional de Saúde da Inglaterra notificou que, por causa de um erro médico, um bebê saudável foi abortado de maneira equivocada. O irmão gêmeo, que sofria com crescimento restritivo e também morreu durante a cirurgia, estava correndo risco e a mãe tomou a decisão de realizar um procedimento para salvar a vida do feto saudável.

-Publicidade-

A cirurgia, feita por médicos da fundação do SNS para Mulheres e Crianças de Birmingham, tinha como objetivo tentar salvar o gêmeo saudável, mas os resultados não foram os esperados. Um porta-voz do Royal College de Obstetrícia e Ginecologia contou que “nos casos mais graves, a interrupção seletiva pode melhorar as chances de sobrevivência do feto saudável. No entanto, todos esses procedimentos podem acarretar um risco aumentado de perda total ou precoce da gravidez”.

(Foto: Getty Images)

A diretora médica do Serviço Nacional de Saúde para Mulheres e Crianças, Fiona Reynolds, prestou suas condolências para a família após a tragédia: “Uma investigação completa e abrangente foi realizada rapidamente após este trágico caso e as descobertas foram compartilhadas com a família, juntamente com nossas sinceras desculpas e condolências”.

Segundo dados fornecidos pela Tommy, uma instituição que dá apoio para mães que perderam seus bebês, até 10% das gestações são afetadas pela restrição de crescimento fetal. Isso acontece porque a placenta não fornece todos os nutrientes que o bebê precisa para se desenvolver de maneira normal e saudável.