Menina brasileira com Síndrome de Down consegue mudar a definição da condição no Google

Google mudou definição de Síndrome de Down após mobilização de Vitória Mesquisa, influencer brasileira

Resumo da Notícia

  • A influencer, Vitória Mesquita, fez uma mobilização de sucesso para alterar os resultados de busca do Google sobre a Síndrome de Down
  • A plataforma de buscas alterou os resultados de "doença" para "condição genética"
  • A jovem usa as redes sociais para lutar pela inclusão e representatividade na sociedade

A influencer, Vitória Mesquita (22), fez uma mobilização na internet, com o intuito de alterar o resultado da pesquisa no Google do termo “síndrome de Down“, que apresentava como “doença” ao invés de “condição genética”. Os resultados da mobilização foram cheios de sucesso! A jovem, do Distrito Federal, foi atendida pela plataforma e comemora o resultado!

-Publicidade-
Resultados de busca para Síndrome de Down no Google
Resultados de busca no Google sobre Síndrome de Down (Foto: Reprodução)

“Imagine um jovem que fazia pesquisa sobre a condição de um colega de classe com Down e lê que ele é uma pessoa doente e com distúrbio? Ou mesmo uma mãe à espera de uma criança com síndrome de Down imaginar que terá um filho doente e que a culpa seria dela? As informações, como estavam na plataforma, levavam algumas pessoas a pensarem dessa forma”, relatou a influencer. “Um estereótipo falso, ainda gerava capacitismo, ao fazer com que a sociedade veja essas pessoas como menos capazes” segundo a jovem, esse resultado deveria ser comemorado por todas as pessoas e não somente por aqueles que possuem tal condição.

Segundo o Google, os conteúdos destacados sobre questões de saúde, vêm em parcerias de empresas por todo o mundo. No caso do Brasil, é o Hospital Israelita Albert Einstein. No entanto, os usuários podem ajudar aprimorar os resultados de busca, relatando à plataforma informações desatualizadas ou incorretas.

“O Google, hoje, funciona como uma porta de entrada para o conhecimento. Usar o termo correto é fundamental para não desinformar as pessoas ou reforçar estereótipos negativos”, relatou Romário, senador do Rio de Janeiro, ao portal Metrópoles. O político também tem uma filha com síndrome de Down.

Para realizar a mobilização, Vitória utilizou as redes sociais e o auxílio da irmã Luiza Mesquita. Criado no início da pandemia, o perfil da jovem já conta com mais de 11 mil seguidores. O objetivo é o de lutar contra o preconceito e estimular a criatividade da jovem de maneira profissional e leve. A influencer também relata haver grandes dificuldades para conseguir um lugar no mercado de trabalho. “Estamos trabalhando para criar nossa própria representatividade, possibilitar sonhos e quebrar cada vez mais as expectativas impostas! É só o começo.” escreveu em uma publicação.

Vitória Mesquita, influencer que mobilizou a mudança nos resultados de busca do Google sobre a Síndrome de Down
Vitória Mesquita, influencer que mobilizou a mudança nos resultados de busca do Google sobre a Síndrome de Down (Foto: Reprodução / Instagram / @hey.viti)