Menina encontra moeda rara de 2 mil anos em Israel

O objeto faz menção ao segundo ano da Grande Revolta Judaica em 67-68 d.C

Resumo da Notícia

  • Uma menina Israelita encontrou uma moeda rara
  • A descoberta aconteceu durante um projeto voluntário com a família
  • O artefato tem mais de 2 mil anos

Liel Krutokop, uma menina de 11 anos, encontrou uma moeda histórica de prata em Israel e surpreendeu historiadores com a descoberta. O artefato existe há aproximadamente, 2 mil anos, e estima-se que ela faz parte do século I d.C.

-Publicidade-

A criança estava participando de um projeto voluntário com a família, quando encontrou o objeto raro. Ela estava cavando a terra na Estrada da Peregrinação e foi surpreendida com a moeda: “Tive a sorte de encontrá-la, mas também quero agradecer à minha irmã por escolher o balde que peneiramos. Se ela não tivesse escolhido esse balde em particular, eu provavelmente não teria encontrado a moeda”, disse ela.

Menina encontra moeda histórica
Menina encontra moeda histórica em Israel (Foto: Reprodução / History)

Segundo especialistas Autoridade de Antiguidades regional, a moeda foi cunhada por um sacerdote que se uniu com judeus que guerreavam contra os soldados romanos.

De acordo com historiadores, a modela pesa cerca de 14 gramas e é coberta de prata pura. Nela vem escrita a frase “Jerusalém Sagrada” junto a uma referência à sede do Sumo Sacerdote no Templo. Do outro lado, aparece a gravura de uma taça, com a frase: “shekel israelense” e “segundo ano”.

Nela também vem uma data fazendo menção ao segundo ano da Grande Revolta Judaica que aconteceu em 67-68 d.C. Guerra que destruiu cidades judaicas por apropriação de terras para o uso militar de Roma.

“Trata-se de uma descoberta rara, pois das milhares de moedas descobertas até hoje em escavações arqueológicas, apenas cerca de 30 são feitas de prata durante o período da Grande Revolta”, afirmou Robert Kool, chefe do Departamento de Moedas da Autoridade de Antiguidades de Israel.