Família

Menina, que emocionou a mãe com o rendimento escolar em 2018, é destaque novamente na escola

Reprodução
Reprodução

Publicado em 25/10/2019, às 16h51 - Atualizado em 30/01/2020, às 19h18 por Adriana Cury, Diretora Geral | Mãe de Alice


Em 2018, um caso mais que especial viralizou na internet. Era uma mãe chorando, super emocionada, porque sua filha foi classificada como aluna destaque de toda a escola. Os internautas se derreteram com a imagem e com toda a história por trás.

Hoje, em 2019, Eloáde Oliveira Rosa, de 13 anos, ganhou mais uma vez o certificado de aluna destaque da estadual Doutor Fernando Amos Siriani, em Bragança Paulista, São Paulo. A foto foi postada nesta quarta-feira (24) e a estudante foi homenageada pela mãe e pelo irmão na cerimônia.

No ano passado, a aluna tinha sido elogiada pelos professores por ser uma “aluna completa“. Tudo isso porque Eloá apresentava muitas dificuldades nas matérias, mas com muita dedicação e esforça conseguiu recuperar as notas e ser uma aluna exemplar.

“Nós professoresnem imaginamos como que para os alunos esse reconhecimento é importante, mas isso também emociona a gente. Eloá é uma ótima menina”, concluiu Tatiana, professora de português, sobre a estudante que está na oitava série.

Relembre o caso 

Um imagem bombou nas redes sociais, sendo compartilhada pelo menos 120 mil vezes no Facebook, Twitter e Instagram. Nela, dona Maria das Graças aparece chorando ao lado da filha Eloá. A emoção era pela homenagem que a filha, de 12 anos, recebeu pelo excelente exemplo na escola.

A foto gerou comoção de milhares de pais e mães que entenderam completamente o que dona Maria estava sentindo. A publicação original, feita pela escola pública onde Eloá estudo, foram mais de 70 mil curtidas. Mas para contar a história de vida das duas, a BBC Brasil procurou a família e conversou com a mãe e descobriu que as duas estavam tentando seguir em frente após o falecimento do pai.

A história por trás da foto

Dona Maria das Graças se preparou para participar de um evento da Escola Estadual Doutor Fernando Amos Siriani, em Bragança Paulista, São Paulo: um sarau para pais e alunos. O evento entregaria certificados em reconhecimento ao desempenho dos alunos que tiveram destaque durante todo o ano.

Eloá de Oliveira Rosa foi uma das homenageadas pela escola e convidada a receber o certificado de melhor aluna. Segundo a BBC Brasil, a criança está no sétimo ano, sexta-série, do ensino fundamental e não esperava pelo prêmio foi tudo uma surpresa! “Eu não esperava, porque no primeiro bimestre tive um desempenho mais ou menos na escola. Mas depois me dediquei mais aos estudos e melhorei”, disse em entrevista à BBC News Brasil.

Maria e Eloá
A publicação foi compartilhada na internet pelo menos 120 mil vezes (Foto: reprodução / Facebook)

Os professores contaram que a menina sempre foi dedicada aos estudos. “No ano passado, ela tinha bastante dificuldade com a Língua Portuguesa, mas, com o tempo, foi se esforçando e melhorando”, disse a professora de Língua Portuguesa Tatiana de Lima, responsável pela organização do sarau.

Dona Maria das Graças comentou que desde o início do evento já estava emocionada. Porém, quando ouviu o nome da filha ser chamado para receber o prêmio de um dos destaques do ano não conseguiu segurar o choro. A mãe de Eloá foi convidada a tirar uma foto com a menina e então a mulher começou a chorar ainda mais. “No início, ela tentou se esconder da foto, com vergonha por estar chorando, porque a emoção foi muito grande. Então, a acalmei e disse que era um momento importante, que elas estavam lindas e então ela deixou que eu a fotografasse”, comentou a coordenadora da escola, Cecília Fontaneta.

A mãe de Eloá disse ter estudado apenas até a sétima série do ensino fundamental, porque precisou trabalhar. Mas, comentou que sempre incentivou os estudos da filha e queria muito que ela fosse uma boa aluna. Ver a menina ganhar um reconhecimento desses da escola foi a certeza de que ela havia seguido os conselhos de Maria. “Fiquei muito contente em ver como a minha filha é inteligente e o esforço dela na escola”, disse.

Maria das Graças também revelou à BBC que ficou mais emocionada ao lembrar do marido, que faleceu no dia 25 de agosto deste ano, por causa de um infarto. O pai, que tinha 54 anos, era o maior incentivador dos estudos de Eloá, segundo a mãe. “Meu marido sempre dizia sobre a importância da escola e queria que todos os filhos terminassem os estudos, como ele”, disse Maria, enquanto segurava o choro.

De acordo com Maria, o marido ficaria muito feliz se estivesse presente durante a homenagem para a filha. “Senti muito por ele não estar comigo naquele momento. Isso me emocionou“, completou. Eloá comentou que encarou o choro da mãe como uma maneira de expressar orgulho e amor por ela. “Eu sei que ela chorou de alegria por mim e também de saudades do meu pai”, disse a menina.

(Foto: Arquivo pessoal / BBC News Brasil)
Dona Maria das Graças, a filha Eloá, e o marido Gessy Roberto (Foto: Arquivo pessoal / BBC News Brasil)

Eloá disse que seu objetivo agora é honrar a memória do pai, Gessy Roberto, conquistando o diploma do Ensino Superior. A menina sonha em se formar em Direito na faculdade “para defender as pessoas boas” como o pai. “Eu sei que se a pessoa não estudar, não vai ser nada, porque as coisas são difíceis”, comentou Eloá.

A família não tem internet em casa e só descobriu que a foto estava fazendo sucesso na manhã seguinte a publicação. “Foi muito legal saber que as pessoas gostaram da nossa história”, completou dona Maria das Graças.

Leia também:

Menino escreve carta para enganar a mãe e faltar na escola: “É verdade esse bilete”

Preconceito na escola: professora pede para mãe dar “um jeito no cabelo” da filha

Escola pede fotos de grávida e mãe adotiva tem ideia surpreendente


Leia também

Tadeu Schmidt - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Tadeu Schmidt expõe reação ao descobrir que a filha é queer: 'É decepcionante o que tenho a dizer'

Jogador do Corinthians - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Causa da morte de jovem após encontro com jogador do Corinthians vem à tona 2 meses depois

(Foto: reprodução/Instagram)

Família

Lore Improta mostra evolução da barriga e avisa: "Tem mais neném chegando"

Ricardo está sendo procurado - (Foto: Reprodução/PCDF)

Família

Professor estupra criança por 4 anos e foge ao ser descoberto pela mãe do menino

Andreas Richthofen vive isolado - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Vizinhos do irmão de Suzane Von Richthofen contam triste rotina do rapaz: "Precisa de ajuda"

Virginia Fonseca - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Virginia se pronuncia sobre atitude polêmica com babá da filha: "Não foi porque não quis"

Neymar e Bruna Marquezine foram ao aniversário de Anitta em Miami - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Neymar reencontra Bruna Marquezine em festa de Anitta sem Bruna Biancardi: saiba como foi

Alessandra Negrini e o filho - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Alessandra Negrini desabafa sobre relação 'incomum' com o filho: "Não sei onde mora"