Menino de 12 anos com “língua amarela” possui doença rara e autoimune

O caso aconteceu em Toronto, no Canadá, onde a criança foi levada ao pronto-socorro após severas dores de garganta, urina escura e pele pálida

Resumo da Notícia

  • Um menino de 12 anos foi diagnosticado com uma rara doença autoimune em Toronto, no Canadá
  • A mãe da criança o levou ao pronto-socorro após severas dores de garganta e no abdome, além de urina escura e pele pálida
  • Os médicos ficaram impressionados, no entanto, com a língua amarela do menino

Um menino de 12 anos foi diagnosticado com uma rara doença autoimune em Toronto, no Canadá. A mãe da criança o levou ao pronto-socorro após perceber a pele do filho pálida e a urina escura, além de reclamações dele de fores dores na garganta e no abdômen. Contudo, o que mais chamou a atenção do médico foi a língua da criança: que é amarela brilhante.

-Publicidade-

Após uma bateria de exames, os médicos inicialmente desconfiaram de um diagnóstico de icterícia – uma doença que afeta crianças, e amarela a pele e os olhos. Porém, a tonalidade da língua do menino geraram desconfiança da doença, e os médicos prosseguiram a investigação do problema.

A criança foi levada ao pronto-socorro após uma série de sintomas, incluindo a língua amarelada (Foto: Reprodução/ Republican World)

Enfim, a equipe concluiu que o menino sofria de anemia e, por isso, foi infectada com EpsteinBarr, um vírus que atinge crianças. Por causa dele, uma série de doenças autoimunes se desenvolveram no corpo do rapaz – como a da aglutinina fria, uma doença rara em que o sistema imunológico de uma pessoa ataca e destrói seus próprios glóbulos vermelhos.

Esse diagnóstico pode levar a rápida degradação dos glóbulos vermelhos e posterior caso de icterícia, conforme informado pelo Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos. O tratamento do paciente incluiu transfusão de sangue e uso de esteróides orais por sete semanas para reduzir a atividade do sistema imunológico. Conforme o portal Republic World, o menino segue em recuperação – e sua língua já está retornando a coloração normal.