Publicado em 16/04/2022, às 08h08 - Atualizado às 13h07 por Helena Leite, filha de Luciana e Paulo
Os pais de Théo, de 5 anos, nunca desconfiaram que o filho teria alguma habilidade especial (e incomum). Pais de primeira viagem, eles sempre se orgulharam do filho, mas não esperavam que o menino fosse chamar tanta atenção pela inteligência a ponto de entrar para o clube mundial de pessoas com alto QI!
Tudo começou depois do retorno às aulas presenciais, com o avanço da vacinação e diminuição do número de casos da covid-19 no Brasil. Os professores de Théo decidiram chamar os pais dele para conversar. O teor da conversa, no entanto, não teve nada a ver com algum mau comportamento ou falta das lições de casa, muito pelo contrário! Na conversa, os professores disseram aos pais de Théo que perceberam no menino um desenvolvimento muito acima do que era o esperado para a idade dele.
Depois disso, então, eles decidiram dar alguns testes de QI para ele. Ao todo, Théo fez 6 testes, dos mais completos que existem. O resultado foi surpreendente para todos! O menino fez 146 pontos, o que equivale a 99,8 de percentil, passando a ser o brasileiro mais novo a entrar para a Mensa Internacional, sociedade de pessoas de alto QI mais famosa do mundo.
Os testes comprovaram que o menino, de apenas 5 anos, tem a capacidade intelectual média entre os adolescentes de 15 anos. Apesar do susto e de se preocuparem com essa realidade, os pais dele contaram ao G1 que fato de o Théo ser uma criança divertida, comunicativa e expressiva é o que os deixa aliviados.
Justamente por isso, o pai dele, Ygor Tazinaffo, contou que faz questão de sempre fazer o possível para aflorar o lado infantil do filho. “A gente conversa com ele e explica, mas, em outros momentos, a gente tenta estimular essa criança de 5 anos que tem dentro dele com brincadeiras, porque a gente precisa dar uma boa infância para ele também”, contou.
Especialista em inteligência, Dr. Fabiano de Abreu Agrela, PhD neurocientista e mestre em psicologia, que também trabalha com os famosos pequenos gênios, diz que teste do menino Theo Costa Ribeiro é o mais completo. “Dra. Natalie Helene van Cleef Banaskiwitz foi a responsável pelo teste. Eu não a conheço, mas ao analisar o teste, posso afirmar que foi um dos testes mais conclusivos de QI e da maneira que penso ser a mais correta. O comitê da Mensa International, sede da associação, com profissionais especializados e altamente qualificados aprovou o ingresso deste gênio. Theo foi submetido a 6 dias de testes, completos, podendo analisar todas as nuances cognitivas. Um dos testes que fiz foi do mesmo padrão e me baseio nestes testes para algumas conclusões de estudos, entre eles, a inteligência DRWI. Posso afirmar que temos um promissor gênio brasileiro”, contou ele.
Família
Junior diz que marca hora para ter relações sexuais e explica o motivo
Família
Wesley Safadão não vai à aniversário de filho com Mileide Mihaile: "Não entendo"
Família
Barbara Evans mostra encontro da filha com gêmeos recém-nascidos: "Coração completo"
Família
Wanessa Camargo surpreende filho com presente gigante instalado na mansão da família
Família
Kelly Key fala sobre sua mudança para Angola com a família: “Terra de oportunidades”
Bebês
Mulher de 25 anos já é mãe de 22 filhos e não quer parar: ”Eu ainda quero mais 80 filhos”
Criança
Mãe fica envergonhada após ler mensagens que filho de 7 anos escreveu nos cartões de Natal
Bebês
“Ela não vai te perdoar”: mãe coloca nome de vegetal na filha e recebe críticas nas redes sociais