Publicado em 28/01/2021, às 13h46 por Cinthia Jardim, filha de Luzinete e Marco
Você já ouviu falar em picky eaters? Também conhecidos como “comedores seletivos” esse problema pode acontecer principalmente na infância quando o paladaré restritivo a alguns tipos de alimentos. Mas calma, a notícia boa é que é possível reverter a situação. Não gostar de um alimento de primeira, inclusive na introdução alimentar, não significa que seu filho irá detestá-lo para a vida inteira, mas sim que ele está apenas se acostumando ao novo sabor.
De acordo com Flávia Montanari, nutricionista da Liga da Cozinha, filha de José Antônio e Sônia Aparecida, todos possuem preferências alimentares, mas é importante ficar de olho em qual pode ser o resultado disso. “Na infância, não poderia ser diferente, no entanto o limite entre o comum e o impacto na alimentação, e consequentemente na saúde desta criança é decisivo para buscarmos ajuda profissional ou em alguns casos, aplicarmos melhorias nos hábitos alimentares em casa”, comenta.
Apesar dos termos serem bastante parecidos, a gente já adianta que existe uma diferença enorme entre eles. No caso das crianças que possuem restrições nas escolhas alimentares, a nutricionista explica que são pertencentes ao grupo de “seletividade alimentar“. Já aquelas altamente seletivas e com recusa persistente, além de uma tolerância mínima para mudanças, desinteresse e profunda aversão, é preciso de ajuda especializada. Para deixar os dois grupos ainda mais claros, veja outras características:
Os hábitos alimentares podem ser influenciados pelos mais diversos fatores, sejam eles genéticos, socioecômicos, culturais, religiosas, entre outros. No caso do desenvolvimento do paladar infantil, por exemplo, a formação pode acontecer desde a gestação e perdurar pela infância, através da influência da família e impactando de maneira positiva ou negativa no consumo alimentar da criança, além dos hábitos levados para a fase adulta, segundo a especialista.
“Desta forma, crianças com histórico de seletividade ou dificuldade alimentar, se não forem diagnosticadas as causas, assim como orientações e tratamentos apropriados, podem se manterem com restrições alimentares em sua fase adulta”, explica. “O desequilíbrio na alimentação devido ao consumo insuficiente de micronutrientes, derivados das frutas, legumes e verduras, entre outros alimentos, pode desenvolver doenças crônicas não transmissíveis, como a obesidade, déficits cognitivos e impacto na imunidade”.
Esse processo é superimportante e toda a família precisa participar, afinal, é preciso ser o exemplo. Para te ajudar nesse missão, Flávia Montanari separou algumas dicas para você ampliar as escolhas alimentares do seu filho. Olha só:
Fazer as refeições em família é criar vínculos, dar e receber amor, além de experimentar e explorar novos alimentos, sabores, aromas e texturas, juntos! “Tenha horários para as refeições, sem distrações, e sempre que possível monte uma mesa bonita (lembrem-se também comemos com os olhos)”. Segundo uma pesquisa se 2019, se alimentar em família também está associado a um maior consumos de alimentos saudáveis, sendo considerada uma ótima ferramenta de Educação Alimentar e Nutricional.
Além da atividade ser sensorial, permite que a criança contribua com novas descobertas de sabores, texturas, entre outras. Desta maneira, “permita que seu filho brinque, toque, cheire, se lambuze, e sinta curiosidade pelo alimento”.
Em vez de forçar ou brigar com seu filho em todas as refeições, a dica é conversar e servir o alimento estimulando a curiosidade:
– Que cheiro tem este alimento?
– Quer tocar? Quer pegar?
– Quer ficar amigo deste alimento?
– Olha como este alimento é colorido. Vamos contar quantas cores tem?
Envolver as criançasneste tipo de tarefa, seja desde a compra de alimentos até o preparo de uma receita é uma ótima maneira de despertar o interesse e a curiosidade pela vontade de se alimentar. “Lugares como a feira e o supermercado são ideais para trabalhar a sensorialidade, já que ali estão uma diversidade de frutas e vegetais, contribuindo com uma explosão de aromas e sabores”.
Família
Bruna Biancardi mostra a filha, Mavie, e detalhe na bebê gera repercussão: "Incomoda muito"
Ele cresceu! 🥰
Filho de Giovanna Antonelli e Murilo Benício se torna modelo e prova que a beleza é de família
Família
Junior diz que marca hora para ter relações sexuais e explica o motivo
Criança
Giovanna Ewbank coloca filho de castigo após ele fazer uma compra online inusitada : “Tá nervoso”
Família
Fernanda Lima faz revelação: “Depois de 17 anos juntos, resolvemos abrir a relação.”
Família
Ticiane Pinheiro fala sobre gravidez e chegada de segundo filho com César Tralli
Criança
Sandra Annenberg faz linda homenagem e posta foto rara ao lado da neta
Família
Viúva de Leandro mostra os 5 filhos reunidos em foto rara: "Não preciso de mais nada"