Ministério da Saúde confirma criação de comitê para lidar com varíola dos macacos

A comissão irá funcionar a partir do dia 29 de julho

Resumo da Notícia

  • Ministério da Saúde confirmou a criação de um comitê de emergência para lidar com a propagação do vírus da varíola dos macacos
  • A comissão entrará em funcionamento a partir da próxima sexta-feira, 29 de julho
  • O Centro de Operação de Emergências (CEO) será responsável por traçar um plano de contingência contra a doença
   

Nesta quinta-feira, 28 de julho, o Ministério da Saúde confirmou a criação de um comitê de emergência para lidar com a propagação do vírus da varíola dos macacos. A comissão entrará em funcionamento a partir da próxima sexta-feira, 29 de julho.

-Publicidade-

O Centro de Operação de Emergências (CEO) será responsável por traçar um plano de contingência contra a doença no Brasil. A decisão tomada pelo Ministério vem acompanhada de uma crescente de casos na população brasileira. “O Ministério da Saúde vai ativar, nesta sexta-feira (29), o Centro de Operação de Emergências (COE) para elaboração do Plano de Contingência do surto de varíola dos macacos no Brasil”, diz a nota, segundo jornal O Globo.

Arnaldo Medeiros, secretário de Vigilância em Saúde, já havia falado sobre a grande possibilidade de implementação desse grupo para a contingência da doença em entrevista ao jornal. O trabalho que será iniciado conta com integrantes das seguintes organizações: Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), da Agência Nacional de Vigilância em Saúde (Anvisa) e do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Um dos principais sintomas do vírus é a erupção cutânea
A falta de testagem é um dos alertas feito pela OMS para conter a disseminação da doença (Foto: Reprodução/ Domínio público via Wikipedia)

OMS

Na última terça-feira, 26 de julho, a OMS fez um alerta para a situação brasileira: “A situação do Brasil é preocupante”, reforçou a líder técnica da OMS, Rosamund Lewis. A organização declarou no último dia 23 que a doença é considerada como emergência pública de preocupação global.

O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom, afirmou: “Nós acreditamos ser o momento deste anúncio, considerando que, dia após dia, mais países e pessoas têm sido afetados pela doença. Precisamos de coordenação e solidariedade para controlar esse surto”.

Vote na Pais&Filhos para o Troféu Mulher Imprensa!

Andressa Simonini, editora-executiva da Pais&Filhos, está concorrendo ao prêmio da categoria Pertencimento e Inovação da 16ª edição do Troféu Mulher Imprensa! Para votar, é muito simples: CLIQUE AQUI e aperte o botão ao lado da foto da Andressa para que ele fique azul. Em seguida, preencha o campo com seus dados e vá até seu email: será preciso confirmar o seu voto clicando em um link. Depois disso, sucesso! Seu voto já foi contabilizado. Obrigada!

Andressa Simonini, editora-executiva da Pais&Filhos está concorrendo ao Troféu Mulher Imprensa
Andressa Simonini, editora-executiva da Pais&Filhos está concorrendo ao Troféu Mulher Imprensa (Foto: Divulgação/Pais&Filhos)

Assista agora o POD&tudo com Marcos Piangers e Ana Cardoso! Em um bate papo muito divertido, eles falam da estreia do filme “O Papai é Pop”, inspirado no best-seller de Piangers, interpretado por Lázaro Ramos e Paolla Oliveira, que estreia no próximo dia 11 de agosto.