Ministério da Saúde libera a 4ª dose da vacina contra covid-19 para maiores de 40 anos

A recomendação é que a imunização seja realizada com as vacinas da Pfizer, AstraZeneca ou Janssen, quatro meses após a aplicação do primeiro reforço

Resumo da Notícia

  • O Ministério da Saúde liberou a 4ª dose da vacina contra covid-19 para maiores de 40 anos
  • A recomendação é que a imunização seja realizada com as vacinas da Pfizer, AstraZeneca ou Janssen, quatro meses após a aplicação do primeiro reforço
  • O público inserido no grupo de idade já pode procurar os postos de saúde

Você já tem mais de 40 anos? Então chegou o seu momento de vacinar-se com mais uma dose contra a covid-19. Conforme apuração do G1, o Ministério da Saúde liberou durante a manhã desta segunda-feira, 20 de junho – a 4ª dose (ou 2ª dose de reforço) da vacina contra a covid-19 para pessoas acima de 40 anos de idade. Ainda de acordo com o portal jornalístico, o Arnaldo Medeiros, secretário de Vigilância em Saúde, esse grupo já pode procurar os postos de saúdo para receber a dose em questão.

-Publicidade-

O recomendado é que a imunização seja realizada com as vacinas da Pfizer, AstraZeneca ou Janssen, quatro meses após a aplicação do primeiro reforço. No momento, o Ministério tinha liberado a dose apenas para pessoas com 50 anos ou mais, além de imunossuprimidos e trabalhadores da área da saúde.

Vacinação contra covid-19
Vacinação contra covid-19 (Foto: Shutterstock)

Em relação a inclusão da vacina contra a covid-19 no Programa Nacional de Imunização (PIN), o Arnaldo Medeiros disse que ainda não há previsão, segundo o G1. “Cremos que a vacinação contra a Covid entrará no PNI, é uma discussão que já estamos tendo, mas precisamos de mais clareza de qual seria o público-alvo de maneira mais concreta, qual será a posologia. Os estudos continuam, a discussão com especialistas continua, mas ainda não temos definição de quando ela será incorporada dentro do PNI”, disse. 

Além disso, segundo o Ministério da Saúde, conforme o G1, “pessoas não vacinadas tiveram risco de ter Covid-19 grave ou ir a óbito de 6 a 9 vezes maior do que pessoas vacinadas durante os primeiros meses de 2022″. 

Doses por grupo para qualquer uma das vacinas:

  • Maiores de 40 anos: quatro doses
  • 12 a 39 anos: três doses
  • 5 a 11 anos: duas doses

Vacinados com a Janssen

O Ministério da Saúde liberou mais doses para quem se vacinou com a Janssen. As vacinas recomendas para as doses de reforço são AstraZeneca, Pfizer ou Janssen: