Ministério da Saúde recomenda que as empresas adotem o trabalho home office

Após a confirmação da primeira morte no Brasil por coronavírus em São Paulo, mais do que nunca as medidas de prevenção precisam ser levadas à sério. Veja como proteger sua família

(Foto: Getty Images)

De acordo com o site do Ministério da Saúde, dentre as recomendações de prevenção ao coronavírus está o home office! “Para áreas de transmissão comunitária é recomendada a redução de deslocamento para o trabalho. O Ministério incentiva que reuniões sejam realizadas virtualmente, que viagens não essenciais (avaliadas pela empresa) sejam adiadas/canceladas e que, quando possível, realizar o trabalho de casa (home office)”, informa.

-Publicidade-

Outra maneira de prevenção que o órgão aconselha é adotar horários alternativos com o objetivo de evitar períodos de pico. Já para as escolas, o Ministério recomenda que as instituições planejem a antecipação das férias escolares. A ideia é reduzir os prejuízos no calendário por conta do coronavírus. “Poderá ser declarada quarentena quando o país atingir 80% da ocupação de leitos de UTI, disponíveis para o atendimento da doença”.

Pessoas que estão gripadas ou resfriadas devem ficar em casa. “Algumas dessas medidas são hábitos para a vida toda, não só agora”, defende o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Wanderson de Oliveira.

-Publicidade-
  • Saiba a diferença entre gripe, resfriado e coronavírus

Os sintomas mais comuns do coronavírus são febre, cansaço e tosse seca. Algumas pessoas têm dores no corpo, congestão nasal, coriza, dor de garganta ou diarreia. Uma em cada seis pessoas desenvolve dificuldade para respirar. Também existem pessoas que não desenvolvem sintoma nenhum, segundo a OMS.

Como os sintomas do novo coronavírus podem ser muito semelhantes aos da gripe e resfriados, é importante saber o histórico de onde a pessoa esteve nos últimos 15 dias antes de os sintomas surgirem, além de ficar atento para as diferenças entre os sinais das três doenças.

SintomasCoronavírusResfriadoGripe
FebreComumRaroComum
TosseComum, normalmente secaModeradaComum, normalmente seca
EspirrosNãoComumNão
Dor no corpoÀs vezesÀs vezesComum
Dor de cabeçaÀs vezesRaroÀs vezes
Dor de gargantaÀs vezesComumÀs vezes
Dificuldade para respirarÀs vezesNãoÀs vezes
Coriza ou nariz escorrendoÀs vezesComumÀs vezes

(Fonte: OMS)

Agora, você pode receber notícias da Pais&Filhos direto no seu WhatsApp. Para fazer parte do nosso canal CLIQUE AQUI!

-Publicidade-