Ministério da Saúde reduz tempo de isolamento de infectados com covid-19 para sete dias
Se o paciente estiver assintomático e tiver testado negativo no quinto dia também será liberado do isolamento
Resumo da Notícia
- O Ministério da Saúde reduziu o tempo de isolamento para infectados com covid-19
- O paciente tem que testar negativo no quinto dia para poder ser liberado do isolamento
- A decisão foi tomada baseada nas experiências dos Estados Unidos e Reino Unido
O Ministério da Saúde anunciou na última segunda-feira que haverá uma redução no tempo de quarentena para os infectados com covid-19. Agora o paciente poderá ficar apenas 7 dias isolado caso esteja com sintomas leves, assintomático ou teste negativo no quinto dia.
Se no quinto dia o paciente estiver sem sintomas respiratórios ou febre e não ter feito o uso de medicamentos há 24 horas, ele poderá realizar a testagem. Caso o resultado seja negativo, o isolamento pode ser encerrado. Com o resultado positivo, a quarentena deve continuar até o décimo dia.
“A nossa mensagem principal é que o isolamento é de sete dias, se ele não quis testar no quinto e tiver sem sintomas no sétimo, ele pode sair do isolamento. Não é necessário testar. Recomendamos manter até o décimo”, explicou o secretário de vigilância em Saúde, Arnaldo Medeiros.
A pasta recomenda a todos que forem liberados da quarentena a utilização de máscaras do tipo N95 ou PFF2, evitar aglomerações e não realizar viagens até o décimo dia após o diagnóstico da doença. A decisão, de acordo com Medeiros, foi tomada com base nas experiências dos Estados Unidos e do Reino Unido.
* Leia também: