Publicado em 24/04/2022, às 10h00 - Atualizado às 10h03 por Cecilia Malavolta, filha de Iêda e Afonso
No último sábado, 23 de abril, a Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciou que uma hepatite de causa desconhecida e que está afetando crianças e bebês de vários países causou ao menos uma morte. Por enquanto não há informações sobre a idade da criança que faleceu ou em qual país o óbito aconteceu.
Até o dia 21 de abril, última quardta-feira, foram registrados pelo menos 169 casos da doença – todos espalhados por países europeus, nos Estados Unidos e também em Israel. A idade das crianças que estão sendo afetadas pelo problema varia entre 1 mês de vida a 16 anos. Até agora, 17 delas precisaram de transplante de fígado.
As amostras de fezes das crianças mostrou um aumento significativo das infecções por adenovírus. Especialistas acreditam que isso aconteceu porque os testes se aprimoraram e passaram a identificar números que antes não eram detectados. Além disso, ainda não é possível afirmar que a causa do problema seja, de fato, o adenovírus.
Isso porque, segundo a OMS, ele não explica a gravidade dos casos em crianças. O adenovírus 41, detectados nos exames até agora, não causa problemas no fígado quando os pacientes são crianças saudáveis. Seus principais sintomas são diarreia, febre e vômito. Como pode apresentar problemas de quadro respiratório, é comum que o adenovírus cause infecções que se curem sozinhas, como resfriados e conjuntivite. As informações são do G1.
Família
Wesley Safadão não vai à aniversário de filho com Mileide Mihaile: "Não entendo"
Bebês
“Ela não vai te perdoar”: mãe coloca nome de vegetal na filha e recebe críticas nas redes sociais
Família
Filha mostra pai esperando ela em ponto de ônibus de noite e viraliza: “Faz isso todo dia”
Gravidez
Carol Celico faz anúncio emocionante de nova gravidez: "Agora somos cinco corações"
Família
Giovanna Ewbank conta que filho não terá festa de aniversário e explica motivo: "Fiquei megafeliz"
Família
Esposa de Roberto Justus diz que não vê problema em filha ser consumista
Família
Carol Nakamura desabafa sobre decisão de filho adotivo: “Continuarei amando ele”
Bebês
“Dormiu e não acordou”, diz mãe de bebê de apenas um mês que morreu enquanto dormia